Mídias Sociais

Cidades

Carapebus: Equipe do Meio Ambiente participa de Seminário sobre Saneamento Básico

Avatar

Publicado

em

 

Objetivo foi aprofundar o conhecimento no que envolvem as políticas direcionadas ao saneamento básico e resíduos

Bertha Muniz

Com o intuito de aprofundar o conhecimento da pasta, a equipe da secretaria de Meio Ambiente do município participou na última semana em São Paulo, do Seminário para “As Soluções de Saneamento Básico e os Recursos Hídricos no Brasil”, organizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB e a Agência Nacional de Águas- ANA. O evento teve como objetivo reunir autoridades públicas, presidentes de companhias de saneamento, lideranças e especialistas para debater formas de se aproveitar leis, instrumentos e mecanismos de parcerias e financiamentos, buscando promover uma nova onda de investimentos nos setores de água e esgoto.

 

O evento discutiu temas como; A articulação entre União, Estados e Municípios; A viabilização de investimento e alternativas de participação da iniciativa privada; entre outras ações que devem ser desenvolvidas pelos municípios.

O presidente da ANA, Vicente Andreu,falou na  abertura sobre “A Articulação entre União, Estados e Municípios”, enfatizando a importância da integração entre os diferentes níveis de governo pelas questões ligadas a recursos hídricos e saneamento básico. A respeito da água e do saneamento, Andreu ressaltou que o modelo brasileiro acerta em separar a gestão de recursos hídricos da gestão dos setores dos usuários de água: energia, agricultura e – especialmente – saneamento.

 

O diretor-presidente da ANA abordou também sobre a importância da ação coordenada entre União e Estados para que a gestão de recursos hídricos avance ainda mais. Para ele, é preciso fortalecer a gestão descentralizada. Andreu ressaltou também, que o fruto do trabalho na gestão de águas é a soma não apenas das ações do governo federal, mas também de todo o trabalho que é feito nos órgãos gestores estaduais.

 

Também participaram da mesa de abertura o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz; o presidente do Conselho de Administração da ABDIB, Gilberto Peralta; o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda; a secretária-adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Porto; o senador, Roberto Muniz do PP/BA, Antônio Gil Padilha; Diretor Executivo de Saneamento e Infraestrutura da Caixa,

Marcos Penido; Secretário Municipal de Serviços e Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

O secretário de Meio Ambiente, Lenildo Lamóglia, destacou a importância das cidades valorizarem as políticas direcionadas ao saneamento básico e resíduos. “Atualmente, entre as principais ações da área está o Plano Municipal de Saneamento para despoluição de rios e canais com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para a população”, destacou o secretário.

 

Mais lidas da semana