Mídias Sociais

Destaque

Cadastros e recadastrados no setor da saúde tem sido temas em alta na Câmara de Cabo Frio

Publicado

em

 

Cadastro do SUS deve voltar a ser realizado na próxima segunda-feira, em Tamoios, Cabo Frio

Thaiany Pieroni

 

A burocracia com relação aos cadastros e recadastramentos no setor da saúde tem sido temas abordados com frequência na Câmara dos vereadores de Cabo Frio. Nesta terça-feira, 18, o vereador Vinicius Corrêa trouxe à tona o problema da interrupção do cadastro do SUS, em Tamoios.   

De acordo com o vereador, o cadastro do cartão SUS só está sendo feito em Cabo Frio, no primeiro distrito, o que é um grande problema para os moradores de Tamoios, devido à distância. “Sabemos a dificuldade que o morador de Tamoios tem para chegar ao primeiro distrito, gastando pelo menos uma hora e meia de viagem, precisamos rever essa situação”, alarmou o vereador.

No mesmo momento, o presidente da Casa, Achilles Barreto solicitou que o vereador Miguel Alencar encaminhasse a solicitação ao prefeito e ao secretário de saúde para solucionar o caso, que de fato precisa de ações imediatas, segundo o próprio presidente da Casa.

Enquanto isso, nos postos de saúde do distrito, a informação é que o cadastro para o cartão do SUS voltará a acontecer na próxima segunda-feira.

Burocracia para o recadastramento do prontuário – Além disso, na última semana, a burocracia para o recadastramento do prontuário de atendimento também foi abordada na Câmara.

O debate deu início com a fala do vereador séias Rodrigues, que comentou sobre a necessidade de algumas mudanças na realização do recadastramento. Segundo o vereador, em Tamoios, por exemplo, cerca de 40% da população não possui comprovante de residência, o que dificulta o recadastramento e automaticamente o atendimento.

Em resposta, o vereador Miguel Alencar fez questão de explicar, que o recadastramento está sendo realizado para organizar a situação da saúde. Isso porque o número de cadastro era muito maior do que o de moradores na cidade. Miguel também explicou que a Prefeitura junto ao poder legislativo já está avaliando a possibilidade do recadastramento ser realizado de forma online, o que facilitaria a vida do cabo-friense.

De acordo com a administração do posto de saúde do bairro Santo Antônio, não há pressa para fazer o recadastramento, os moradores da localidade podem marcar suas consultas com o número do prontuário antigo e aos poucos fazerem o novo cadastro. Foi informado ainda que em casos especiais, a pessoa pode pedir prioridade para fazer o novo prontuário.

Mais lidas da semana