Com uma nova fase das obras de esgotamento sanitário anunciadas para esta segunda-feira, 16, a BRK Ambiental realizou testes para a inspeção das redes de esgoto com o equipamento insuflador de fumaça na última sexta-feira, 13.
De acordo com a empresa, responsável pela concessão dos serviços de saneamento em Macaé, os testes foram realizados na Rua Internacional, no Vale Encantado, para fazer a verificação do sistema de esgotamento sanitário recém-implantado na via.
A BRK Ambiental revelou que o Vale Encantado será o primeiro local a receber os testes que usam nebulizadores de alta capacidade para impulsionar a fumaça produzida por um líquido diretamente na rede de esgoto.
“A introdução da fumaça ocorre através do Poço de Visita (PV)/bueiro e tem por objetivo identificar a ocorrência de irregularidades ou detectar falhas de estanqueidade (vazamentos) em PV’s e Caixas de Inspeção (CI)”, esclareceu a BRK Ambiental.
Segundo o gerente de engenharia da concessionária, Vinicius Soares, os testes com a fumaça permitirão descobrir rapidamente interferências na rede e identificar o que ele chamou de “pontos de fuga irregulares”.
Para realização dessa atividade, a BRK Ambiental ressaltou que foram usados materiais atóxicos e sem riscos de explosão no interior da tubulação, para aumentar a segurança dos testes no Vale Encantado.
“As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário estão avançando em Macaé e, até o momento, já foram construídos aproximadamente 4.200 mil metros de redes de esgoto. Essas intervenções fazem parte da implantação do Subsistema Centro, que além de contribuir com a expansão e universalização do sistema de esgotamento sanitário na cidade, irão melhorar ainda mais a qualidade de vida da população, contribuindo para o desenvolvimento do município e a preservação do meio ambiente”, concluiu a BRK Ambiental.