Como apoio popular depois de audiência pública realizada no Teatro Popular para anunciar a candidatura da cidade para a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o município de Rio das Ostras continua se preparando para a disputa.
Segundo a prefeitura, o próximo passo são os “worlds cafés”, metodologia de trabalho na qual os participantes circulam por diferentes grupos temáticos compartilhando ideias, que acontecerão nesta terça-feira, 30, às 15h e à 19h, na Biblioteca Pública.
Assim como na audiência, que reuniu moradores, artistas de diferentes segmentos, produtores culturais e representantes da prefeitura, as rodadas de conversa também devem ser integradas por um público eclético.
O governo municipal acredita que a partir do diálogo e das trocas em grupo, Rio das Ostras vai construir as propostas para sua candidatura à vaga de Rede de Cidades Criativas da Unesco na área temática da música.
“Algumas pessoas de Rio das Ostras tiveram um sonho, realizado há 27 anos, a emancipação da Cidade. O tempo passou, mas os sonhos não param. Nosso sonho agora é com uma cidade sustentável por meio da indústria criativa da música. Estamos reunidos hoje aqui para começarmos a concretizar mais esse sonho coletivo”, anunciou a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC), Cristiane Régis, na abertura da audiência pública.
Durante a audiência pública, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 26, a plateia recebeu mais informações sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco e pôde conhecer a logomarca criada para a candidatura de Rio das Ostras.
Além disso, acompanhou a caminhada do município para concorrer ao selo internacional, que começou com a participação e a seleção no edital do extinto Ministério da Cultura para receber apoio técnico à candidatura.
A consultora técnica da Unesco e Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Débora Borburema, designada para Rio das Ostras com a conquista do edital, participou da audiência pública e falou sobre a Rede de Cidades Criativas.
Juntamente com a presidente da FROC estiveram presentes também os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira; e de Gestão Pública, Mário Baião; o coordenador do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, Áureo Guilherme Mendonça, assim como artistas, conselheiros municipais de cultura, representantes do segundo setor e moradores interessados no tema.
Ao preparar sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco, Rio das Ostras terá até 30 de junho para confirmar sua presença na disputa que reúne municípios de todo o mundo, entre eles 180 cidades de 72 países que já fazem parte dessa Rede Internacional, sendo 8 delas do Brasil, Belém, no Pará; Florianópolis, em Santa Catarina; e Paraty, no Rio de Janeiro, no campo da Gastronomia; Brasília, no Distrito Federal; e Curitiba, no Paraná, no Design; João Pessoa, na Paraíba, em Artesanato e Artes Folclóricas; Salvador, na Bahia, na Música; e Santos, em São Paulo, na área do Cinema.