Durante a XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio (FECTI), que aconteceu nos últimos dias 26 e 27 de novembro, a cidade de Macaé saiu com destaque para alunos e professores da rede pública municipal.
Considerada uma das mais importantes do país, a feira contou com a apresentação presencial de projetos de estudantes do Ensino Básico de escolas públicas e privadas no Estado do Rio, com destaque para os estudantes macaenses.
Entre as instituições da rede pública municipal de ensino que participaram do evento estiveram a Escola Municipal Olga Benário Prestes, o Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, o Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, e a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.
Na categoria Ciências no Ensino Fundamental II – 8º e 9º ano, Macaé ficou com o 2º e o 3º lugares, respectivamente, com o projetos, “Panc – Alimentação Saudável e Nutritiva”, da Olga Benário, e “Aplicativo Pegasus”, do Elza Ibrahim.
O projeto “Panc – Alimentação Saudável e Nutritiva” foi desenvolvido pelos alunos, Giovanna de Oliveira Alves, Júlia dos Santos Corrêa, e Maria Eduarda Goes Magalhães, com orientação das professoras, Simone Rossi da Silva e Patrícia Coutinho Barbosa.
Já o projeto “Aplicativo Pegasus”, , foi desenvolvido pelos alunos Tiago Abreu Barros, Pedro Machado da Silva, e Zenildo Kaiser Vieira Sobrinho, sob a orientação das professora, Laureliane Cristina de Araújo Sales.
A categoria contou ainda com outros 3 projetos macaenses entre os finalistas, o “Pobreza Menstrual”, e o “Óleo de cozinha usado: impacto x reaproveitamento! Em Busca de uma escola”, também do Olga Benário, e o “Laboratório da Curie”, no Polivalente.
Na categoria Ciências no Ensino Fundamental II – 6º e 7º ano, mais um projeto dos alunos macaenses ficou entre os finalistas, o “Desenvolvimento de Pluviômetro Automatizado para o pomar do Maria Letícia”.
“É fundamental a importância desses compartilhamentos em eventos científicos e tecnológicos. A partir dessa troca, muitos alunos de todo o Estado conhecem novas soluções e impulsionam ainda mais a aprendizagem criativa”, disse a coordenadora do programa #inovareaprender, de Inovações nas Práticas Pedagógicas e Robótica Educacional Maker, Luemy Ávila.
Organizada pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio (CECIERJ), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a FECTI voltou a ser presencial em 2022 após 2 anos em razão da pandemia do coronavírus.
O evento desse ano, que teve entrada gratuita, aconteceu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC), localizado na Praça da Bandeira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Maior feira de ciências da Educação Básica no Estado, a FECTI reuniu mais de 300 alunos e 160 professores de 70 escolas de 27 municípios, contando com uma premiação com troféus e medalhas para a escola e os alunos dos projetos mais bem colocados em cada categoria, Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, e Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar.