Mídias Sociais

Destaque

Vídeo: PM e Guarda Municipal apreendem 24 aves silvestres em residência localizada no Âncora em Rio das Ostras

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Agentes  encontraram diversas gaiolas contendo pássaros da fauna silvestre, um viveiro e um alçapão para caça.

Denúncias anônimas levaram agentes da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal a apreenderem 24 aves silvestres na tarde desta quarta-feira (26), em uma residência localizada no bairro Âncora, em Rio das Ostras.

Segundo a ocorrência, as denúncias informavam uma briga de casal, em que a mulher gritava por socorro. Ao chegarem a casa, localizada na Rua das Tulipas, as equipes encontraram diversas gaiolas contendo pássaros da fauna silvestre, um viveiro e um alçapão para caça.

Entre os pássaros apreendidos estavam oito coleiros, sete tizius, cinco canários-da-terra e quatro pixoxós. Além dos animais, também foram apreendidos um viveiro, um alçapão e dez gaiolas. De acordo com a Guarda Municipal, os pássaros foram reintroduzidos ao habitat natural após análise de um biólogo da Secretaria Municipal do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca (Semap).

O casal estava no imóvel e foi levado para a 128ª Delegacia Policial de Rio das Ostras (128ª DP), onde foram autuados por crime ambiental e liberados em seguida.  Além disso, fiscais da Semap multaram o proprietário do imóvel em R$ 500 por cada pássaro, totalizando R$ 12 mil. Criar, capturar, comercializar ou manter em cativeiro aves silvestres é crime prevista na Lei 9.605/1998. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 e 0800-022-6301. Assista ao vídeo:


 

Mais lidas do mês