Mídias Sociais

Destaque

Prefeitura, PM e Bombeiros firmam parceria visando ampliar a segurança no verão em Cabo Frio

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Operação Verão 2018/2019 inicia neste mês. Comissão se reuniu nesta terça-feira (4) para planejar ações.

 Uma parceria firmada entre as coordenadorias de Ordem Pública e de Posturas Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar vai aumentar o ordenamento em Cabo Frio, na Região dos Lagos neste verão. A atuação conjunta foi anunciada na manhã desta terça-feira (4) em uma reunião da comissão que planeja as ações para a alta temporada.

A cidade terá um reforço de policiais e bombeiros em função da operação Verão 2018/2019 a partir deste mês. Segundo representantes do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), o Comando Geral da PM vai enviar reforço de 160 homens para atender todas as cidades da Região dos Lagos. Somados ao contingente local, serão cerca de 200 homens por dia no patrulhamento de Saquarema a Búzios, incluindo Cabo Frio.

Já o Corpo de Bombeiros anunciou que terá cerca de 120 guarda-vidas atuando em Cabo Frio e Arraial do Cabo com reforço nas orlas de Tamoios, Peró e Praia do Forte, com possibilidade de suporte aéreo com helicóptero para resgates, e drones para monitoramento.

Esta foi a quarta reunião desde que a comissão foi criada, no mês de outubro. durante o verão.

Flanelinhas

A questão flanelinhas foi uma das abordadas. Segundo a PM, cerca de 21 foram detidos no último feriadão, sendo a maioria de outras cidades. Para o verão a operação de combate contra essa prática será reforçada e contará com apoio de um trailer da PM que será instalado na orla da Praia do Forte (próximo ao Hotel Malibu), e de cabines de policiamento no Peró e em Tamoios.

Mobilidade

A entrada de ônibus de excursão nas ruas da cidade foi outro problema levantado na reunião. Para tentar buscar uma solução que gere menos impacto no trânsito, esta semana a Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu uma operação que serviu de teste na busca de alternativas, e que foi acompanhada pela Secretaria de Turismo. Da operação surgiu uma das sugestões apresentadas na reunião da comissão, na manhã desta terça-feira (4): criar uma operação de embarque e desembarque de passageiros, com apoio da Guarda Municipal, que permita a entrada dos ônibus de excursão nas ruas internas de Cabo Frio somente em locais e horários pré-determinados, proibindo o estacionamento de outros veículos nesses pontos sob pena de multa e reboque. Fora dos horários estabelecidos, o transporte de visitantes aos locais de hospedagem seria feito via ônibus de linha, vans, ou outros meios. Uma nova reunião para definir o assunto deve ser realizada nos próximos dias.

Boulevard Canal

Uma das determinações do secretário de Governo, durante a reunião, foi para que a comissão trabalhe no resgate do Boulevard Canal. Para isso, a iluminação pública de toda a extensão já vem ganhando manutenção, e uma série de reuniões com moradores e comerciantes estão sendo realizadas pelo Governo Municipal com o objetivo de definir regras de ordenamento do espaço como horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, regulamentação quanto ao som mecânico e música ao vivo e venda de bebidas para menores de idade, entre outros itens. A operação de ordenamento do Boulevard Canal terá apoio da Guarda Municipal e PM, com penalidades para quem descumprir as normas.

 


 

Mais lidas do mês