Mídias Sociais

Destaque

Polícia Militar lança Programa "Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida" em todo o estado

Bertha Muniz

Publicado

em

 

As patrulhas atuarão 24h por dia e a ideia é que os PMs sigam roteiro com os endereços de mulheres que tenham uma medida protetiva a seu favor.

A partir desta segunda-feira (5) entra em vigor a operação a Patrulha Maria da Penha, que irá atender exclusivamente casos de violência contra a mulher. Todos os batalhões de Polícia Militar do estado receberão uma viatura caracterizada e uma equipe com quatro agentes treinados para atender esse tipo de chamado.

As patrulhas atuarão 24h por dia e a ideia é que os PMs sigam roteiro com os endereços de mulheres que tenham uma medida protetiva a seu favor. Desta maneira, os policias poderão ir até as residências e transmitir mais segurança às vítimas. O atendimento pelo 190 continuará a ser realizado pela viatura mais próxima da denúncia.

O programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” foi criado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, em parceria com a Tribunal de Justiça do RJ, e é inspirado na experiência bem-sucedida de projetos desenvolvidos em algumas áreas do estado, o programa foi criado para prevenir casos de violência doméstica em todo o território estadual.  A “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” irá atuar nas medidas protetivas, acompanhando a mulher e/ou familiares que sofreram ameaça.

As patrulhas vão circular pelas áreas com maior incidência de medidas protetivas para as vítimas. Só neste ano, mais de 12 mil casos foram registrados no estado do Rio de Janeiro.

Mais lidas da semana