Homem tentou ajudar abrindo a porta do veículo, mas acabou recebendo uma descarga elétrica junto com o motorista, que estava desacordado.
Dois homens morreram eletrocutados na noite desta segunda-feira (23), na Estrada do Moçamba, em Saquarema, na Região dos Lagos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas, Rafael Castilho, de 28 anos, havia se envolvido em um acidente, batido contra um poste e ficou desacordado.
O carro que ele dirigia foi atingido pela fiação. Foi então que um homem de 61 anos, conhecido como "Carlinhos do Ferro Velho", passou pelo local e tentou ajudar abrindo a porta do veículo, mas acabou recebendo uma descarga elétrica junto com Rafael, devido a um fio de alta tensão que estaria caído em cima do veículo. Os dois homens morreram no local. Rafael era médico em posto de saúde da localidade de Mombaça, em Jaconé. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Araruama.
Em nota, a concessionária de energia lamentou o ocorrido. "A Enel Distribuição Rio lamenta profundamente o acidente. A distribuidora esclarece que o forte impacto da colisão do carro derrubou o poste e deixou a rede elétrica pendurada sobre o veículo. A companhia ressalta que não houve rompimento da fiação. A companhia acrescenta que irá colaborar com as investigações das autoridades policiais".
COMO AGIR?
A Enel informou alguns cuidados que devem ser tomados em casos como esse:
- Não toque na vítima, nem se aproxime dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa.
- Para interromper o contato da vítima com a corrente elétrica, utilize material não condutor seco (pedaço de madeira, corda ou borracha). Nunca use objeto metálico e evite materiais molhados, como uma toalha úmida.