Mídias Sociais

Destaque

“2º Seminário Sobre Violências” acontece nesta quarta (29) na Cidade Universitária

Avatar

Publicado

em

 

Evento que acontece de 9 às 18h, no Auditório Cláudio Ulpiano, irá debater todos os tipos de agressões contra a mulher

 

Bertha Muniz

 

Com o intuito de promover o debate acerca das formas de violências que ocorrem diariamente com as mulheres em Macaé e em todo o país, a secretaria de Desenvolvimento Social do município promove nesta quarta-feira (29), o 2º Seminário Sobre Violências. O evento tem entrada gratuita e acontece de 9 às 18h, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.

De acordo com o órgão, o seminário contará com uma programação variada, que inclui palestras, mesa redonda, debates, apresentação do Dossiê Mulher e Dossiê Criança e Adolescente, além do lançamento de campanhas e programas direcionados à mulher. A importância da participação de mulheres e da sociedade macaense no seminário é destacada pela coordenadora geral de Políticas para Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), a advogada Jane Roriz.

- O município tem equipamento de proteção e atendimento à mulher vítima de violência, funcionando com uma rede de proteção à mulher que vem buscar o apoio. O CEAM é considerado referência à mulher vitima de violência nos municípios da região Norte e Noroeste do Estado, conforme repactuação junto ao governo federal, contando com equipe capacitada para ajudar a mulher a entender e romper o círculo de violência, que às vezes leva anos para ser rompido, violência tanto física, quanto psicológica e moral. O seminário representa um momento de discutir e fortalecer a Lei Maria da Penha, que está entre as três melhores do mundo -, disse Jane Roriz.

Serão abordados temas importantes como: Políticas Públicas e Equidade de gênero; Indicadores de violência contra o sexo feminino, com análise de dados; Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan/MS; Ideologia de Gênero Machista e a Prevenção de Violências contra o sexo feminino; lançamento da Campanha Desconstruindo a Ideologia de Gênero Machista; apresentação do Grupo Grutas, com o Projeto Refletir: uma alternativa para a prevenção da violência de gênero; o CEAM e as estratégias de Prevenção; Grupo de reflexão de Homens como estratégia de Prevenção de violência.

A iniciativa de promover o evento partiu da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA), e realização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher/ Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estácio de Sá.
 

Mais lidas da semana