Depois de atuar na limpeza do Rio Jundiá, e nos canais das Corujas, e de Medeiros, o Programa Limpa Rio, do governo estadual, esteve na Cidade Praiana e na Cidade Beira Mar nessa semana, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
De acordo com a prefeitura, o trabalho é voltado para desobstrução das redes de drenagem próximas aos corpos hídricos, com objetivo de prevenir alagamentos e proteger rios, lagoas e o mar da poluição.
“Essa manutenção preventiva, realizada com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é fundamental para diminuir os riscos associados aos alagamentos, principalmente em comunidades vulneráveis”, explicou o município.
Presidente do SAAE, Maycon Prata, que acompanhou as equipes do programa estadual durante essa semana, contou que as ações atendem demandas da população, priorizando áreas consideradas críticas, conforme solicitação do prefeito Carlos Augusto (PL).
“Por solicitação do prefeito Carlos Augusto, estamos priorizando áreas críticas e beneficiando moradores de localidades que há anos sofrem com os transtornos dos alagamentos. Além da eficiência do trabalho, a ação conjunta com o Governo do Estado traz uma importante economia aos cofres públicos municipais”, afirmou Maycon Prata.
Lançado oficialmente em 2022, o Programa Limpa Rio realiza um trabalho de limpeza e desassoreamento de rios, canais e lagos em todo o Estado do Rio, especialmente no interior, contribuindo para a qualidade ambiental e segurança da população.
Além da limpeza e prevenção da poluição, o Programa Limpa Rio também tem foco na preservação das áreas de margem dos corpos hídricos nos municípios fluminenses, promovendo a desobstrução de bueiros para melhorar o fluxo e escoamento de água em áreas urbanas.
Leave a Comment