Uma reunião com a presença de representantes da prefeitura e da equipe de fiscalização de contrato do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), realizada nessa semana, selou o retorno do Programa Limpa Rio a Rio das Ostras.
O encontro contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Torres, do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Maycon Prata, e do coordenador de Defesa Civil, Edmilson Martins.
A volta do programa estadual é resultado de articulação política do prefeito Carlos Augusto (PL), que esteve, em janeiro desse ano, na sede do Inea, no Rio, em reunião com o presidente do órgão, Renato Jordão.
Na ocasião, o prefeito relatou sua preocupação com a possibilidade de fortes chuvas, ouvindo do gestor estadual a garantia do retorno do Programa Limpa Rio ao município, por determinação do governador Cláudio Castro (PL).
Nessa semana, depois das chuvas fortes que provocaram diversos danos ao município, com vários casos de alagamentos e uma lista de 20 bairros entre os mais atingidos, representantes da prefeitura e do Inea fizeram uma vistoria em pontos considerados críticos da cidade.
As ações do programa estadual em Rio das Ostras preveem ainda atuação nas localidades de Verdes Mares e Reduto da Paz, com a previsão de início da limpeza de canais no Mar do Norte após o Carnaval.
Segundo a prefeitura, o trabalho dessa vertente do programa consiste na conscientização e orientação da população para o descarte do lixo e limpeza de áreas menores, onde o maquinário não consegue atuar.
Lançado pelo governo estadual em 2020, o Programa Limpa Rio é uma iniciativa que visa a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos, com a retirada de lixos e detritos que impedem o escoamento das águas das chuvas.
Leave a Comment