X

Ação da Guarda Ambiental resgata 12 aves silvestres em cativeiro em Rio das Ostras

Um tucano foi resgatado na manhã dessa quarta-feira, 11, em uma casa no Condomínio Praia Mar, no Mar do Norte, em Rio das Ostras, juntamente com outras 11 aves silvestres, em uma operação contra crimes ambientais.

A ação, que contou com a participação de guardas ambientais, aconteceu em resposta a uma denúncia sobre aves silvestres sendo mantidas em cativeiro no local, onde foram encontradas as 12 aves, prática considerada crime pela legislação federal.

Segundo a prefeitura, uma pessoa, que não teve sua identidade divulgada nem sua responsabilização no crime, foi detida durante a ação e levada para a 128ª Delegacia de Polícia Civil (128ª DP), de Rio das Ostras.

As aves recolhidas receberão tratamento veterinário do Programa de Saúde Animal de Rio das Ostras, onde passarão por uma avaliação antes de serem encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, na Baixada Fluminense.

Unidades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, os Cetas são responsáveis pelo recebimento de animais silvestres.

Entre os serviços oferecidos pelas unidades estão identificação, marcação, triagem, avaliação, tratamento, recuperação e reabilitação de animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente pela população.

A Prefeitura de Rio das Ostras lembra ainda que a legislação federal estabelece como crime ambiental as práticas de capturar, comercializar ou manter em cativeiro aves silvestres, cuja pena pode chegar a 5 mil reais por ave, além da detenção.

Para ajudar os órgãos municipais na fiscalização e preservação do meio ambiente, a população pode fazer denúncias de crimes ambientais diretamente pelo telefone 153, da Guarda Municipal, que abriga o serviço da Guarda Ambiental.

Leave a Comment