Mídias Sociais

Geral

TSE lista documentos válidos para comprovar identidade na hora da votação

Publicado

em

 

Restando apenas 2 meses para as eleições municipais que acontecem no próximo dia 6 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma lista sobre os documentos que serão aceitos pelos mesários no dia da votação.

Segundo o órgão máximo da Justiça Eleitoral, para exercer o direito do voto, os eleitores poderão comparecer aos locais de votação com um documento de comprovação da identidade, como a carteira de identidade, identidade social, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, como carteira de trabalho, de categoria profissional reconhecida por lei, além de certificado de reservista, e do e-Título, mas este apenas para quem já fez o cadastramento biométrico.

“Esses documentos podem ser utilizados mesmo se estiverem com a validade vencida, desde que você consiga comprovar sua identidade”, explicou o TSE.

Ainda de acordo com o órgão, os eleitores devem ficar atentos à recomendação de levar documentos que não são obrigatórios, mas podem facilitar o processo, como o título de eleitor, que ajuda a localizar a zona e a seção eleitoral, o CPF, e comprovantes de votação das últimas eleições.

O TSE ressalta que os eleitores não devem levar para a votação documentos como certidões de nascimento ou casamento, bem como a carteira de trabalho digital, que não serão aceitas no dia da votação como comprovação de identidade.

Além disso, o órgão recomenda que os eleitores se certifiquem de que seus documentos estão válidos e em bom estado para evitar contratempos, preferencialmente organizando-os com antecedência, lembrando sempre de conferir a zona e a seção eleitoral.

“Havendo dúvida quanto à identidade da eleitora e do eleitor, mesmo estando eles de posse do título eleitoral e de documento oficial com foto, o presidente da mesa poderá solicitar uma checagem adicional. Isso pode incluir: verificação dos dados no caderno oficial de votação; conferência da assinatura; e registro dos detalhes na ata”, completou o TSE.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana