Mídias Sociais

Destaque

Alunos da UERJ participam de competição internacional de lançamento de foguete

Publicado

em

 

Estudantes vão fazer o primeiro teste do equipamento em Casimiro de Abreu no dia 24 de março. 

O Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, sediado na UERJ desde 2015, participará da maior competição de engenharia de foguetes do mundo, a Spaceport America Cup. Formado por 35 estudantes de diversos cursos da UERJ, o grupo está entre as mais de 120 instituições que vão participar do evento, que será realizado entre os dias 19 e 23 de junho no Novo México, nos Estados Unidos. Os estudantes vão fazer o primeiro teste do equipamento no dia 24 de março na Fazenda da Carioca Engenharia, em Casimiro de Abreu.

Os estudantes vão ensinar alunos de um colégio de Casimiro de Abreu como fazer um foguete devido ao apoio que receberam para conseguir o local e fazer os testes necessários.

Do dia 28 de abril a 1° de maio, o grupo vai participar do 5° Festival Brasileiro de Minifoguetes, em Curitiba.

O grupo, segundo Thiago Espirito Santo, estudante de física da UERJ, é integrado por alunos de vários cursos da UERJ. Os estudantes estão trabalhando no novo foguete desde outubro do ano passado, visando o mundial que vai acontecer no Novo México em junho.

Denominado Atom, o foguete está em fases finais de testes. Thiago explicou que é a fase mais perigosa, já que dois testes estáticos serão realizados em fevereiro. “Vamos testar o motor, para ver se não vai explodir, antes de colocar no foguete inteiro. Além disso, vamos verificar o computador de bordo, toda parte de estrutura, da recuperação do paraquedas. Estão tudo em fase final de desenvolvimento e vamos começar a manufaturar até o final do mês”.

Enquanto trabalham no novo projeto, os estudantes correm contra o tempo em busca de recursos para participarem da competição internacional. Além da troca de experiência entre os futuros e jovens engenheiros, será realizada uma competição de lançamento de foguete. A disputa será acompanhada, não somente por integrantes de instituições de ensino, mas também por representantes da indústria do segmento.

O grupo funciona como uma pequena empresa, onde cada aluno da UERJ pode somar com algum tipo de conhecimento.

Quem estiver interessado em apoiar o projeto ou mesmo conhecer melhor o grupo, pode entrar em contato pelo email: gfrj.rio@gmail.com ou pela página no facebook Grupo de Foguetes Rio de Janeiro.

Missil

Em outubro do ano passado, o GFRJ teve sucesso durante um lançamento de um foguete feito em parceria com outras universidades e realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que é a base da Força Aérea Brasileira localizada em Natal, no Rio Grande do Norte.  Os integrantes do GFRJ foram os responsáveis por desenvolver o projeto do motor do foguete. O motor foi usinado em um laboratório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

 

Daniela Bairros

Crédito: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana