O casamento acabou. Após três temporadas no comando técnico do Campos, Rafael Soriano se desligou do Roxinho. A decisão foi tomada após reunião com os gestores do clube na noite dessa terça-feira (21). O treinador vinha exercendo a função desde 2015 e foi um dos responsáveis por levar a equipe da Terceira para a Primeira Divisão do Campeonato Carioca com dois acessos consecutivos.
Técnico da nova geração do futebol do Rio, Soriano tem 31 anos. Ele assumiu a função no Campos em 2015, na disputa da Série C Estadual. Desde então, foram 51 jogos oficiais à beira do gramado, com dois acessos no currículo: primeiro ao superar os playoffs da terceirona. Já na Série B do ano passado, fechou com o vice-campeonato, abocanhando nova promoção.
Apesar do sucesso nas temporadas anteriores, 2017 acabou sendo decepcionante para Soriano e seus comandados, que viram o rebaixamento bater à porta logo no ano de estreia do Campos a Série A. Sem sucesso na seletiva, o clube do Norte Fluminense teve que participar do Grupo X, mas não conseguiu evitar a queda, que foi sacramentada na derrota por 4 a 1 para a Cabofriense.
O descenso do Campos é válido ainda para este ano, e o clube está incluído na tabela da Série B1 do Carioca, estreando em 13 de maio, contra o Serra Macaense. No entanto, a parceria com o Carapebus, clube do qual o Roxinho fazia uso dos registros na Federação, chegou ao fim e o Campos Atlético optou pela filiação própria, tendo que recomeçar na Série C, que é a Quarta Divisão do Rio.
Daniela Bairros
Crédito: Divulgação