Mídias Sociais

Destaque

Macaé irá receber Campeonato Mundial de Frescobol entre os dias 27 e 30 deste mês

Avatar

Publicado

em

 

Competição irá reunir atletas de diversas partes do mundo na Praia dos Cavaleiros

Sérgio Barcellos

Um esporte totalmente brasileiro irá invadir as areias da Praia dos Cavaleiros no fim deste mês. Entre os dias 27 e 30 de abril, Macaé vai estar recebendo o Campeonato Mundial de Frescobol. A competição conta com o apoio da prefeitura e irá reunir cerca de 150 atletas de diversos países como França, Itália, Grécia, Espanha e Alemanha.

O Campeonato Mundial também traz um desafio aos macaenses: quebrar o recorde mundial de mais de mil pessoas jogando frescobol ao mesmo tempo, que hoje pertence a Espanha. Com o intuito de quebrar esse recorde, os organizadores do evento estarão distribuindo raquetes para quem estiver disposto a aprender e praticar a modalidade nos dias de competição.

O evento contará também com a participação de escolas da rede municipal. Os organizadores irão visitar as escolas com o intuito de mostrar às crianças a partir de dez anos como o frescobol é um esporte democrático. O encontro deverá contar com workshops, apresentando a modalidade, suas características, entre outras coisas. As visitas devem começar a acontecer a partir de segunda-feira, dia 24.  

A competição de frescobol conta com regras próprias. Normalmente ele é praticado em duplas ou em trios, que atuam como parceiros. A disputa começa a partir do primeiro toque na bola. O objetivo é mantê-la no ar por mais tempo possível. Os juízes dão notas a cada sequência, que termina quando a bola tocar o solo ou o corpo dos atletas. Cada dupla ou trio tem cinco minutos para se apresentar e nesse período são avaliados as quantidades de batidas, destreza, equilíbrio da dupla e sequência de bolas ao chão. Ao fim do tempo, os pontos são contabilizados pelos jurados.  

O frescobol surgiu na década de 1940 no Rio de Janeiro, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. O pontapé inicial foi na Praia de Copacabana, se espalhando posteriormente por todo o Rio de Janeiro. As primeiras competições aconteceram na década de 80 em alguns estados brasileiros. Em 1994, a modalidade se consolidou como um jogo competitivo durante a realização do I Circuito Brasileiro de Frescobol, que envolveu os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Já em 2003, foram criadas as regras oficiais do frescobol nacional, o que foi considerado um grande passo para a profissionalização do esporte. O primeiro Campeonato Mundial foi disputado no ano de 2005, no México. O curioso é que o frescobol recebeu esse nome por conta do lugar onde é praticado, ou seja, na beira da água, o lugar mais fresco da praia. Ele conta com quatro categorias: livre, veloz, radical e especialistas.

Mais lidas do mês