Da redação
O último final de semana em Macaé foi marcado pela agitação do Festival Esportivo de Inverno 2017. No último sábado, o público teve a oportunidade de apreciar e conhecer práticas esportivas que estão em alta não apenas no verão. O evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade, contou com o apoio da Prefeitura de Macaé.
Entre as atividades que movimentaram a areia e o mar da praia dos Cavaleiros e da Lagoa de Imboassica estiveram o surf, kitesurf, bodyboard, stand up paddle, altinha e canoa havaiana, que atraíram o interesse de atletas brasileiros e internacionais. De acordo com o organizador do evento, Ailton Figueiredo, 10 argentinos se inscreveram na competição de kitesurf.
“A cada ano o evento vem se consolidando e atraindo pessoas de várias cidades. E com a grande procura também ampliamos o número de modalidades esportivas. Na edição do ano passado eram quatro e hoje, são seis”, frisou.
Pela manhã o público curtiu as etapas de bodyboard, surf e altinha. Uma das modalidades que vem aumentando o número de adeptos, a altinha teve 60 inscritos. Os jogadores tiveram que mostrar muito domínio com a bola e habilidade durante as apresentações. Cada grupo teve sete minutos para mostrar toda a criatividade com a bola, sem deixar cair. O júri avaliou a harmonia dos participantes, agressividade (ataque e defesa), criatividade (improviso, plasticidade do jogador) e controle de bola.
A programação seguiu pelo domingo (20) com competição de kitesurf, bodyboard, na praia dos Cavaleiros e canoa havaiana, nas categorias masculina, feminina, mista open, mista master e regata open, na Lagoa de Imboassica, junto da modalidade de stand up paddle.
Crédito: Guga Malheiros