Mídias Sociais

Destaque

Campeonato Mundial de Frescobol começa nesta quinta na Praia dos Cavaleiros em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Evento irá reunir atletas brasileiros e também competidores de outros cinco países do continente europeu

Sérgio Barcellos

Pela primeira vez na história o Campeonato Mundial de Frescobol será realizado no Brasil. E Macaé foi a cidade escolhida para sediar o evento. A competição começa já nesta quinta-feira, dia 27, e vai até o domingo, dia 30, das 8h às 17h, na Praia dos Cavaleiros. Além de atletas brasileiros, o torneio também contará com a participação de competidores de outros países como França, Itália, Grécia, Espanha e Alemanha.

A arena na Praia dos Cavaleiros já está devidamente montada e pronta para receber as principais feras do mundo na modalidade. De acordo com a programação oficial do evento, as disputas começam às 8h desta quinta com as eliminatórias nas duplas femininas. O primeiro dia de competição se encerra com as eliminatórias das duplas masculinas, que estão previstas para acontecer de 12h30 às 15h50.  A programação completa com todos os dias do evento está disponível no site da Prefeitura de Macaé.

A competição traz um desafio importante para Macaé: quebrar o recorde mundial de mais de mil pessoas praticando a modalidade simultaneamente. Hoje a marca pertence a Espanha e a expectativa dos organizadores é superar esse número, marcando definitivamente a cidade na história mundial do frescobol. Os organizadores estarão distribuindo raquetes nos dias do evento para os interessados em praticar a modalidade, o objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para superar o recorde mundial.

A competição conta com regras próprias. Normalmente o frescobol é praticado em duplas ou em trios, que atuam como parceiros. A disputa começa a partir do primeiro toque na bola. O objetivo é mantê-la no ar por mais tempo possível. Os juízes dão notas a cada sequência, que termina quando a bola tocar o solo ou o corpo dos atletas. Cada dupla ou trio tem cinco minutos para se apresentar e nesse período são avaliados as quantidades de batidas, destreza, equilíbrio da dupla e sequência de bolas ao chão. Ao fim do tempo, os pontos são contabilizados pelos jurados.  

O frescobol surgiu na década de 1940 no Rio de Janeiro, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. O pontapé inicial foi na Praia de Copacabana, se espalhando posteriormente por todo o Rio de Janeiro. As primeiras competições aconteceram na década de 80 em alguns estados brasileiros. Em 1994, a modalidade se consolidou como um jogo competitivo durante a realização do I Circuito Brasileiro de Frescobol, que envolveu os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Já em 2003, foram criadas as regras oficiais do frescobol nacional, o que foi considerado um grande passo para a profissionalização do esporte. O primeiro Campeonato Mundial foi disputado no ano de 2005, no México. O curioso é que o frescobol recebeu esse nome por conta do lugar onde é praticado, ou seja, na beira da água, o lugar mais fresco da praia. Ele conta com quatro categorias: livre, veloz, radical e especialistas.

 

Mais lidas do mês