Jogador tem inúmeros títulos na carreira e já defendeu grandes clubes do Rio de Janeiro
Sérgio Barcellos
Pelo segundo ano consecutivo, Léo Higuita foi eleito o melhor goleiro do mundo no futsal. A confirmação do título veio no último final de semana, através do site especializado Futsal Planet. Higuita foi profissionalizado no Cabo Frio Futsal e defendeu a equipe por três temporadas, tendo conquistado nesse período dois títulos do Campeonato Carioca. Hoje, ele defende a camisa do Kairat, do Cazaquistão.
“Tenho feito um trabalho bom realmente para ser pelo segundo ano consecutivo escolhido melhor do mundo. Meu estilo de jogo foi aceito finalmente pela maioria dos clubes, treinadores, então muita gente agora está admirando meu trabalho em vez de criticar. Essa conquista pessoal é muito gratificante”, contou o goleiro em entrevista ao portal Extra.
“Apesar de ser um prêmio individual eu não vejo assim, vejo como um prêmio que temos que compartilhar com o clube, seleção, meus treinadores, tanto o Cacau quanto o de goleiros, o Garrote. Essa conquista pessoal vem muito do coletivo, então quero agradecer a todos que me ajudaram para conseguir ganhar novamente”, complementou.
A carreira de Higuita no futsal começou aos sete anos, no Social Ramos Clube, o mesmo onde surgiu um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos: o Ronaldo Fenômeno. Léo nasceu em uma família repleta de goleiros e acabou seguindo os passos do pai e do tio. Ainda no início da carreira, passou por grandes clubes do Rio de Janeiro, como Flamengo, Vasco e Fluminense.
Higuita atou ainda no CSSE e River FC. Na categoria juvenil, ele foi para o Cabo Frio Futsal, onde se profissionalizou. Ganhou dois títulos cariocas e retornou ao Vasco em 2009 para jogar a Liga Nacional de Futsal, principal competição da modalidade no Brasil. Após sua segunda passagem pelo Gigante da Colina, o goleiro acertou com o Tulpar, do Cazaquistão. Foi na sequência para o futsal português, onde atuou pelo Belenenses. Em 2011, se transferiu para o Kairat, clube que joga até hoje.
Além de dois Cariocas, Higuita acumula ainda uma série de títulos ao longo de sua carreira. Foi campeão dos Jogos Abertos do Interior, bicampeão da Uefa Cup Futsal, campeão do Mundial de Clubes, Tetracampeão da Liga e Copa do Cazaquistão, bicampeão da Supercopa do Cazaquistão, campeão da Copa Eremenko Eurasia Cup e do Tashkent Cup. Já nos prêmios individuais, ele foi eleito três vezes o melhor goleiro da Liga do Cazaquistão, melhor goleiro da Eremenko Eurasia Cup, além de melhor goleiro e o menos vazado do Mundial de Clubes.