Minicurso “Aprenda a Programar Jogando” é direcionado a crianças de seis a dez anos
Daniela Bairros
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), campus Macaé, está oferecendo, e de graça, o minicurso “Aprenda a Programar Jogando”, para crianças de seis a dez anos, alunos das escolas sediadas em Macaé e que terão a oportunidade de praticar o estudo da programação, suas habilidades e benefícios. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet (https://sites.google.com/site/projetoaprendaprogramar/infancia). Os responsáveis pelas crianças preenchem o formulário virtual de cadastro e devem aguardar um e-mail de confirmação da inscrição.
As aula
s serão ministradas a partir da próxima sexta-feira (15) a 1º de dezembro, das 9h às 11h, no Laboratório de Informática da Graduação (LIG), no Bloco A, sala 213, na Cidade Universitária. São oferecidas 12 vagas. O objetivo do minicurso é apresentar os conceitos de programação e computação, que vêm sendo introduzidos na educação de crianças e jovens em diversos países, e mostrar que é possível serem criadores das tecnologias que usam no dia a dia. Nas atividades realizadas ao longo do minicurso, as crianças e jovens poderão criar jogos e aplicativos para smartphones e tablets.
Segundo os especialistas, a programação de computadores estimula a criatividade, o raciocínio lógico, facilita na organização dos pensamentos e na solução de problemas. O minicurso é oferecido pela equipe do projeto de extensão da UFRJ Aprenda a Programar Jogando, que tem como objetivo divulgar, incentivar e popularizar o ensino da ciência da computação para alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas do município. Em 2016, o projeto recebeu a Chancela da Sociedade Brasileira de Computação. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloisio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
Crédito: Divulgação