Mídias Sociais

Destaque

Quissamã encerra I Encontro de Formação de Docentes

Avatar

Publicado

em

 

Nesta quinta-feira (19) foi realizado o último dia do I Encontro de Formação de Docentes, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Quissamã, que contou com palestras da professora Fabiana Albino, que trabalhou com a Oficina de Psicomotrocidade, e da Doutora em Educação, Luiza Alves, que abordou as “Novas Práticas Docentes”. Também foram feitas apresentações culturais, com contação de história e teatro.

A realização do encontro foi uma parceria da SEMED com Instituto GATE - Gestão Assessoria e Treinamento Educacional. A capacitação teve como objetivo atender a meta 16 do Plano Nacional de Educação/Plano Municipal de Educação, que visa à formação continuada e permanente dos docentes da Rede. No segunda-feira (16), o encontro discutiu o tema: “Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem, e na terça (17), tratou da ”Gestão Focada em Resultados”.

Para a secretária de Educação Francisca Celina Moreira da Silva Barcelos é fundamental que o profissional de educação possa participar desses momentos para o seu crescimento profissional. “É preciso manter os professores atualizados e motivados e o município tem buscado oferecer não só a formação em serviço, mas outras oportunidades de capacitações, pois entende que o reflexo desse trabalho será um resultado ainda melhor nas salas de aulas”, enfatizou.

Os trabalhos do período da manhã foram direcionados aos professores da Educação Infantil, professores de creche, auxiliares de creche, auxiliares cuidadores e à tarde para os professores do 1º segmento, regentes, professores de arte, reforço, jogos pedagógicos, educação física, recreação e do 2º segmento.

Durante a oficina, a professora Fabiana Albino explicou o conceito de psicomotricidade, termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.

A professora Ana Beatriz, da E.M. Profª Délfica de Carvalho, em Barra do Furado, avaliou esse momento como fundamental para o profissional de educação. “Esse tipo de formação só agrega valores ao nosso trabalho, temos que ter um novo olhar do nosso cotidiano e esses encontros nos motivam”, disse.

No encerramento das atividades a Doutora em Educação, Luiza Alves destacou o trabalho do professor que a cada dia necessita de múltiplas práticas no seu cotidiano. “Eu trago para vocês uma proposta de reflexão, pois o trabalho do professor está em constante construção. Quanto mais diversificarmos as possibilidades de interação com as linguagens, mais possibilidades temos de criar novas propostas”, salientou.

Mais lidas da semana