Mídias Sociais

Destaque

Olimpíada Brasileira de Matemática movimenta escolas municipais de Macaé

Publicado

em

 

Cerca de 10 mil alunos de escolas municipais participaram da primeira fase da Obmep nessa terça-feira (06)

Daniela Bairros

A 13ª Olimpíadas Brasileira de Matemática (Obmep) está movimentando escolas municipais em todo o Brasil. Em Macaé, não é diferente.

Cerca de 10 mil alunos do 6° ao 9° ano de escolas municipais, participaram da maratona da educação.

A rede municipal de ensino de Macaé é reconhecida na região por destacar estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e moções honrosas, apresentando um currículo significativo na trajetória nacional da programação.

A avaliação da disciplina, conhecida como “bicho papão”, atraiu grande interesse dos alunos, como da Isabele Vitória Andrade de Souza, de 13 anos. A aluna da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) admitiu animação e ansiedade com a prova. “Gosto muito de matemática e amo geometria. Espero me dar bem com esta avaliação”, enfatizou.

João Pedro Vasconcelos, aluno do 6º ano da Escola Polivalente observou que a Obmep é um excelente exame. "A prova é de matemática, uma das matérias mais legais que estudo. No final da avaliação a gente usa o cartão-resposta, o que já nos deixa animados e nervosos, pois lembra até o vestibular.  Estou torcendo para ter uma boa colocação", confessou entusiasmado.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, que também é professor de matemática, a Obmep visa estimular o interesse pela disciplina e revelar os alunos com talento nessa área. "A  iniciativa contribui no reforço da importância da matéria, além de descobertas de potencialidades”.  

De acordo com a diretora do Polivalente, Sônia Dias, a prova do Governo Federal consegue agitar o espaço escolar. "Nossos alunos e professores ficam entusiasmados. A disciplina de matemática é muito bem-vinda na escola. Muitos alunos fazem parte de aula de reforço que segue até o final do ano letivo. Ficamos animados com a avaliação, pois a trajetória da escola é marcada por premiações ", destaca.

Serão classificados para segunda fase, em 16 de setembro, os 5% dos alunos com maior pontuação na primeira fase. O resultado final será no dia 22 de novembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.

Crédito: Maurício Porão

Mais lidas da semana