Mídias Sociais

Educação

Cerimônia no Teatro fecha o 2º Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras

Publicado

em

 

O Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras, foi palco para futuras promessas de literatura municipal nessa semana, com o 2º Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras, realizado na última quarta-feira, 29.

A cerimônia, que contou com a presença de alunos e alunas, professores e professoras, diretoras e pais e responsáveis, além de autoridades, premiou, através de uma comissão avaliadora, um total de 46 textos, escritos por 98 estudantes.

As produções textuais dos estudantes vencedores do prêmio fazem parte de um livro, lançado durante a solenidade, que teve como tema “O amor cuida. Amor não se esquece!”, e que estimulou debates sobre afeto, cuidado e memória.

Ao todo, o prêmio mobilizou 405 alunos de 16 escolas da rede pública municipal em diversos bairros e localidades da cidade, ao longo desse ano letivo, resultando na produção de 179 textos, com apoio de 23 professores orientadores.

“Esse é um projeto que incentiva a escrita, a cultura e a cidadania, estimulando o debate sobre afeto, cuidado e memória, além de propor a reflexão sobre valores humanos e a importância da construção de uma sociedade acolhedora. Nesse ano, tivemos um aumento de 45% na participação dos alunos no prêmio. Esse crescimento na adesão reforça o compromisso da Educação em promover oportunidades para os alunos da rede municipal”, celebrou secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel.

Além do livro com as obras vencedoras, os alunos premiados receberam certificado, medalha, mochila e um jogo educativo, em uma festa que reuniu familiares, professores, gestores escolares e representantes da comunidade.

Os textos foram produzidos em grupo, a partir da metodologia “Design Thinking”, nos mais diversos gêneros literários como contos, crônicas, cartas, poesias, esquetes, raps e histórias em quadrinhos (HQs).

Vencedora do prêmio com o conto “Cartas de amor e guerra”, escrito ao lado de Miguel Lúcio Souza, a estudante Maria Luísa Garcia contou um pouco da emoção de ter o projeto selecionado e afirmou que pretende seguir no caminho da literatura.

“A gente fez um texto com uma proposta diferente e bem emocionante. Ver o nosso conto compondo o livro é sensacional. É um momento muito legal. Eu quero continuar escrevendo e poder me dedicar à escrita. Por isso, receber a premiação é muito gratificante”, contou Maria Luísa, aluna do Colégio Municipal Professora América Abdalla, no Nova Esperança.

De acordo com a prefeitura, o livro com os textos selecionados será distribuído às 16 escolas participantes e aos autores, funcionando como registro simbólico da premiação e incentivo a novas produções literárias.

O Prêmio Literário do Ensino Fundamental de Rio das Ostras é idealizado pela Alternativa Produções Culturais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, com patrocínio da empresa Seagems Offshore e apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e da Fundação de Cultura de Rio das Ostras (Froc).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana