Mídias Sociais

Destaque

Alunos do Colégio Municipal do Sana se preparam para Olimpíada Brasileira de Robótica

Avatar

Publicado

em

 

Competição, considerada uma das mais importantes do país, vai acontecer entre os dias 07 e 10 de novembro, em Curitiba (PR).

 Daniela Bairros

Os alunos do Colégio Municipal do Sana, em Macaé, estão se preparando para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição, considerada uma das mais importantes do país, vai acontecer entre os dias 07 e 10 de novembro, em Curitiba (PR). A melhor equipe da OBR 2017 irá disputar a categoria RoboCupJunior Rescue Line em 2018, no Canadá.

A OBR vai integrar a Mostra Nacional de Robótica (MNR) com estudantes que participam ou não da olimpíada. Haverá projetos de robótica, mecatrônica e automação. Os representantes de Macaé serão os estudantes do Colégio Municipal Natálio Salvador Antunes, com o "Bombeamento inteligente e sustentabilidade".

Macaé é a única cidade no Estado do Rio de Janeiro com um laboratório público de robótica, que integra alunos das escolas municipais e universitários. O espaço faz parte do programa #inovareaprender se destaca no país por atuar na gestão da tecnologia e contribuir na formação dos estudantes. O  #inovareaprender funciona com desenvolvimento de jogos, preparação de equipes, realização de torneios, prototipagem, movimento maker e incentivo à cultura de gambiarra como conotação de resolver um problema com poucos recursos.

O laboratório e a participação em olimpíadas validam o município como um dos que mais cresce no Estado do Rio na área da robótica educacional. O Lab#inovareaprender foi reformado e recebe estudantes de 11 escolas. Eles se dividem em estações, que integram diretamente 1,5 mil estudantes do quarto ano ao Ensino Médio. Além disso, cerca de cinco mil alunos participam indiretamente de outras atividades com os robôs.

Crédito: Bruno Campos

 

Mais lidas da semana