Mídias Sociais

Economia

Procon de Cabo Frio orienta consumidores na hora das compras do Dia dos Namorados

Avatar

Publicado

em

 

Data promete movimentar economia da cidade

Os comerciantes de Cabo Frio estão na expectativa que o dia dos namorados movimente a economia da cidade, mas o Procon orienta, que os consumidores fiquem atentos as recomendações para não caírem em armadilhas na hora de comprar o presente para a pessoa amada.

De acordo com o  coordenador do Procon, Thiago Vasconcelos, primeiro é necessário que o produto seja escolhido com calma, verificando atentamente a qualidade e o preço, evitando, assim, qualquer compra por impulso. Após a escolha consciente do produto, o consumidor também deve ficar atento no procedimento para trocas dos objetos, sejam eles comprados na promoção ou não. Também é necessária atenção para compras feitas fora do estabelecimento comercial para que não tenha eventuais problemas e arrependimentos.

“É importante já sair de casa com ideia do que vai comprar, assim a chance de economizar é bem maior”, explicou Thiago.

Vale lembrar que a troca das mercadorias por cor, modelo ou tamanho não são obrigatórias pelos estabelecimentos. Caso as empresas se comprometam com a substituição, é necessária a comprovação por escrito com as condições gerais para troca do produto. Em caso de objetos defeituosos o prazo é de 30 dias para sanar o problema. Caso a empresa não cumpra o acordo o consumidor pode exigir a troca por outro produto novo, um abatimento proporcional do preço ou o cancelamento da compra com a devolução do dinheiro, que deve ser corrigido conforme expresso no artigo 18 da lei 8078/90, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Se o produto for essencial, como geladeira e fogão, por exemplo, não é necessária a espera pelo conserto, já que o consumidor pode requer a troca imediata.

Segundo ele, ainda que seja um presente comprado no período promocional, o consumidor tem seus direitos garantidos, desde que o mesmo esteja devidamente descrito na nota fiscal. Já com relação as compras feitas fora do estabelecimento comercial (catálogos, telefone, internet etc) o consumidor tem até 7 dias para desistir da compra independentemente do motivo. O coordenador ressalta que a nota fiscal de compra deve ser uma exigência do consumidor em qualquer circunstância, já que o documento é essencial para futuras reclamações dos consumidores.

Em caso de dúvidas, o Procon Cabo Frio está à disposição para formalizar reclamações feitas pelos consumidores. O Procon está localizado na Rua Florisbela Rosa Maria da Penha, nº 292, Braga. O atendimento é de 9h às 17h.

Mais lidas do mês