Mídias Sociais

Destaque

Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, conhece estrutura do Porto do Açu

Publicado

em

 

Acompanhada por seu vice, prefeita foi recebida por representantes da Prumo Logística, administradora do Porto. 

A Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (PODE) e seu vice, Marcelo Batista (PRB), participaram nesta semana de uma visita técnica para conhecer a estrutura do Porto do Açu, em São João da Barra.

Na ocasião, os gestores de Quissamã foram recepcionados por Caio Cunha e Izabel Sousa, respectivamente, gerente e coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo Logística, administradora do Porto, acompanhados por secretários, coordenadores e assessores do governo, vereadores, empresários e representantes do setor de Educação do município.

Durante o encontro, os políticos assistiram a um vídeo institucional do projeto, falando sobre as empresas instaladas e as que têm compromisso de atuar no Porto, que é de 130km², com 15km de linha de costa, sendo o quarto maior do país, nessa categoria, e o primeiro porto privado no Brasil a ser operado, gerido e com investimentos 100% de iniciativa privada.

Atualmente o Porto do Açu conta com 13 empresas em operação, que dividem os terminais em multicargas, de minério de ferro, de petróleo, de combustíveis marítimos, para serviços integrados para óleo e gás, e a base dos clientes.

Durante a visita, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, questionou sobre as demandas do Porto quanto às áreas com mais oferta de vagas para profissionais, já que o município oferece capacitação gratuita através do SENAI, para saber se as mesmas estão contempladas.

A Prefeita de Quissamã agradeceu pela recepção e pela aula, que foi a apresentação gerente da Prumo, durante o vídeo, e falou que não poderia fazer a visita, pensar em desenvolvimento e conhecer um projeto dessa magnitude sem levar junto as lideranças locais.

“Viemos aqui para conhecer e nos apropriar deste espaço como um espaço de emprego e geração de renda não só para São João da Barra, mas para o Estado do Rio, para o país. E ficamos naquela ansiedade, porque hoje o nosso maior desafio é criar postos de trabalho, geração de renda que inclua nossa população e a gente olha muito ali para Macaé. Mas agora precisamos olhar também para cá, porque Quissamã está muito perto daqui. E quando a gente pensa na questão do transporte e prepara o município para ocupar este espaço, amanhã poderemos estar aqui com nossos trabalhadores. Porque vai entrar quem estiver melhor preparado, não quem mora mais perto e nós estamos qualificando, através do Senai. Hoje, ou vamos por esse caminho ou ficamos pela estrada”, afirmou Fátima Pacheco.

Outra proposta da prefeita, ao levar o grupo, é que as figuras importantes de seu governo pudessem ver e entender, “guardadas as devidas proporções”, a grandiosidade de um Porto e o que o mesmo pode trazer para Quissamã, quando for possível realizar as obras do complexo de Barra do Furado, como postos de trabalho e retorno em impostos.

Participaram da visita também os secretários de Gabinete, Luciano Lourenço; de Fazenda, Simone Moreira; de Controladoria, Gabriel Siqueira; de Governo, Marcinho Pessanha; de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo; de Assistência Social, Tânia Magalhães; de Administração, Udete Ferriol; e de Educação, Róbisson Serra; os coordenadores especiais de Comunicação, Paulo David Nogueira; de Esporte e Juventude, Cássio Reis; de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas; de Transporte, Fábio Castro; de Segurança pública, Janderson Chagas; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes; assessor de Transporte, Marcos Aurélio de Souza; o coordenador de Habitação, da Assistência Social, Leone Cordeiro; o coordenador de Defesa Civil, Marcos Alves; o diretor do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Parna Jurubatiba), Marcelo Pessanha; o Presidente da Câmara, Luciano Pessanha (PRB) e os vereadores José Borba (PMDB), Léo da Sis (PMB), Xande Moreno (PSDB), Calico (PRB), Luiz de Acil (SD) e Chiquinho Arué (PSDB).

 

Tunan Teixeira

Foto: Divulgação

Mais lidas da semana