Reajuste valerá até que a violência seja controlada.
A partir de hoje (6), os Correios vão cobrar R$ 3 a mais para as entregas no Rio de Janeiro. A justificativa é o aumento da violência no município. Em 2017, a média era de 32 roubos de carga por dia. Além dessa taxa de violência, os moradores ainda vão ter que pagar a taxa de 8% para receber as encomendas em casa, isso em função do reajuste anual do frete, previsto em lei.
Segundo os Correios, essa cobrança extra é emergencial e pode ser cancelada a qualquer momento, pois vai depender do controle da violência. A estatal afirma que para garantir a segurança dos funcionários e encomendas os custos aumentaram muito.
Alguns bairros do Rio só tem acesso as suas correspondências se forem até os postos de entrega. A empresa informou que "a situação de violência chegou a níveis extremos e o custo para entrega de mercadorias nessa localidade sofreu altíssimo impacto, dadas as medidas necessárias para manutenção da integridade dos empregados, das encomendas e até das unidades dos Correios."
Sobre o reajuste anual, a estatal alegou que está baseado na prestação dos serviços, que considera gastos com transporte, pagamento de pessoal, aluguéis de imóveis, combustível, contratação de recursos para segurança, entre outros.