Mídias Sociais

Destaque

Justiça determina que Prefeitura de Campos pague 13º dos servidores até 20 dezembro

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Decisão do juiz Heitor Campinho diz que abono natalino tem caráter alimentar.

O juiz da 5ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, Heitor Campinho, determinou que prefeitura do município pague o 13º de todos os servidores municipais até o dia 20 de dezembro, prazo estabelecido por lei.

Na decisão, proferida nesta terça-feira (10), o magistrado acolheu pedido de liminar em Ação Civil Pública promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Siprosep).

“Considerando o orçamento anual elevado de mais de 1,5 bilhão de reais e o caráter alimentar do 13º salário, não vislumbro justificativa para o não pagamento da verba salarial, devendo o gestor público decidir pelo contingenciamento de outras verbas, se assim entender”, afirma o magistrado em sua decisão.

“Pelo exposto, defiro liminar para que o Município réu seja compelido a quitar, integralmente, e em única parcela, o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais estatutários da ativa até a data de 20.12.2019, sob pena de desobediência e demais sanções legais”, ressalta a liminar;.

Entenda o caso

O Siprosep ajuizou Ação Civil Pública, com tutela de urgência no dia 20 de novembro, pedindo que a Prefeitura seja obrigada a pagar o 13º salário do funcionalismo municipal dentro do prazo legal, dia 20 de dezembro, por se tratar de remuneração de natureza alimentar.

Em função da queda de arrecadação, a Prefeitura anunciou o pagamento do benefício em duas parcelas, uma em fevereiro de 2020 e a outra até maio de do mesmo ano.

O Sindicato também argumenta que a decisão do município não foi precedida de “qualquer decreto, lei ou ato legal”, decorrendo apenas de um anúncio verbal por parte da administração.

Mais lidas da semana