Mídias Sociais

Destaque

Inaugurada no Centro de Macaé, agência Sicoob Sul

Publicado

em

 

Localizada na Rua Júlio Olivier, o Sicoob é um sistema financeiro cooperativo, que em conjunto com empresas, oferece aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimentos, previdência, consórcio, crédito rural, entre outros.

Daniela Bairros

A Capital Nacional do Petróleo ganhou um importante aliado para o aquecimento da economia local. Foi inaugurada na noite dessa quinta-feira (26), agência Sicoob Sul.

Localizada na Rua Júlio Olivier, no Centro, o Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 3,7 milhões de associados e mais de dois mil pontos de atendimento, distribuídos em todo o Brasil. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, crédito rural, dentre outros. Diferente de um banco, o Sicoob é uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e, por isso, os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

Segundo o Presidente do Conselho do Sicoob Espirito Santo, Presidente  do Conselho Sicoob Sul e Diretor do Sicoob Espírito Santo, Rubens Moreira, o Sicoob trabalha com todos os setores da economia local, incluindo o crédito rural. “ Nós temos um fundo garantidor igual aos bancos. Os recursos aplicados aqui possuem as mesma garantia dos bancos. As pessoas que mantém uma conta no Sicoob são donas do negócio, porque cooperativa é isso. Têm direito a voz, a voto, a participar conosco do planejamento”, explicou. De acordo com ele, o Sicoob Sul tem hoje, 20 agências, sendo oito no Rio de Janeiro. “No ano que vem, mais oito agências são inauguradas no estado, incluindo mais uma em Macaé. Já em novembro, Campos dos Goytacazes ganhará a terceira agência. Em dezembro, será a vez de Rio das Ostras. Queremos que as pessoas venham conhecer o Sicoob Sul. Já temos, atualmente, crédito imobiliário e estamos iniciando um processo com o mercado externo”.

Para Moreira, a cooperativa e o Sicoob Sul têm contribuído com o desenvolvimento econômico e social das regiões onde o sistema atua. “O Sicoob Sul está em 15 municípios no Sul do Estado do Rio de Janeiro e hoje (quinta-feira) estamos completando a quarta cidade do Rio de Janeiro”. Além de Itaperuna, São Francisco do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio das Ostras, o Sicoob Sul vai chegar na Região dos Lagos, em Cabo Frio, Búzios, Araruama, Saquarema e até mesmo em Maricá.

O sistema cooperativo está organizado há muitos anos. No Espírito Santo, o sistema funciona desde o final de década de 80. Segundo Nailson Dalla Bernadina, Diretor Executivo Sicoob Central do Espírito Santo, o sistema está presente no estado capixaba em 70 cidades, com 104 agências. “Conseguimos ampliação de área para trazer este benefício do cooperativismo para Macaé. O Sicoob Sul é a sexta agência, no Norte e Noroeste Fluminense. É importante o cooperativismo estar em Macaé para trazer a economia compartilhada, ou seja, melhores condições para as pessoas fazerem suas operações financeiras. Aproximidade, menor custo, relação de proprietário, porque na cooperativa ao mesmo que você é cliente, é também dono da cooperativa. É uma relação muito diferente da relação com os bancos tradicionais. Que as pessoas de Macaé venham conhecer o sistema, que nos dê oportunidades de mostrarmos nossos produtos e serviços. Mais de 10 milhões de pessoas já são sócias de algumas cooperativa. O sistema Sicoob é o maior de cooperativa no Brasil”, ressaltou.

Aquecimento do comércio e turismo

A expectativa é que o comércio de Macaé também seja aquecido com a chegada do Sicoob Sul à cidade. Para o futuro presidente da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Macaé), Antonio Severino dos Santos, a chegada da cooperativa é de extrema importância ao município. “O Sul do país já possui este sistema implantando e que está funcionando muito bem. Se é bom para a região Sul do Brasil, porque não seria para Macaé. A ACIM apoia a chegada do Sicoob Sul a Macaé”.

O presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Guilherme Braga de Abreu, vê com bons olhos a chegada do Sicoob Sul a Macaé. “A cidade precisa, com o desenvolvimento econômico que possui hoje e junto a esta crise que assola todo o país, vejo que o município já está tendo a sua retomada. E a chegada do Sicoob Sul contribui com a nossa cadeia de turismo da cidade, com todos os nossos associados, com os comerciantes, já que o sistema de cooperativa contém uma competitividade de preços e serviços melhores que os bancos privados que já existem e que já conhecemos. Eu acredito que vem a somar muito com o desenvolvimento turístico de Macaé e da nossa região”, enfatizou.

Crédito: Daniela Bairros

 

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana