Mídias Sociais

Economia

Firjan anuncia nova queda na atividade industrial do Norte Fluminense em junho

Avatar

Publicado

em

 

 Segundo instituição, empresários da região estariam entre os mais pessimistas do estado

 

Da Redação

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) anunciou nesta semana nova queda na atividade industrial da Região Norte fluminense em junho, de acordo com dados da Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada na última segunda-feira, 7.

Segundo os dados, o volume de produção recuou (49,2 pontos) e a demanda foi suprida com a redução dos níveis de estoques (47,5 pontos), que ficaram, inclusive, abaixo do planejado pelos empresários (46,3 pontos). O número de empregados também seguiu caindo (46,6 pontos).

A Sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.

Diante deste cenário, a região continuou apresentando elevada ociosidade em suas indústrias, que permaneceram operando abaixo da média histórica (56%), com apenas 53% de utilização da capacidade instalada. A pesquisa, realizada entre os dias 01 e 12 de julho, mostrou que os empresários também continuaram insatisfeitos com as condições financeiras em junho.

Contribuíram para essa insatisfação, a dificuldade de acesso ao crédito (28,8 pontos) e as baixas margens de lucro operacionais (35,9 pontos).  Esse cenário é semelhante ao observado nas outras regiões do estado do Rio de Janeiro.

Para o 2º semestre, a expectativa dos empresários é de queda na demanda por produtos (43,8 pontos) e, consequentemente, na compra de matéria-prima. Diante da incerteza em relação à retomada da atividade econômica interna e externa (50 pontos), os empresários devem adiar investimentos (29,2 pontos) e contratações de empregados (46,4 pontos).

Esses resultados apontam que os industriais da região Norte Fluminense estão entre os mais pessimistas do estado, ao lado dos da região Sul. Participaram da Sondagem, empresas dos municípios de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis, todos atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense.

Foto: Reprodução

 

Mais lidas da semana