As atividades acontecem a partir das 9h no Pronto Atendimento Médico (PAM), em São Cristóvão, no Posto de Saúde de Unamar e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios
Nesta sexta-feira, 04, Cabo Frio realizará ações no combate à hanseníase e à tuberculose. As atividades começam, a partir das 9h no Pronto Atendimento Médico (PAM), em São Cristóvão, no Posto de Saúde de Unamar e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios.
De acordo com a secretaria de saúde, a programação terá atividades de prevenção e interação com a presença de uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros para esclarecer dúvidas e informar a população acerca dessas doenças. O objetivo principal é acolher os pacientes, esclarecer dúvidas sobre os meios de transmissão, assim como o controle e a cura.
“Existe um grande número de pacientes que não estão em tratamento e com isso as doenças são disseminadas. A tuberculose é transmitida com mais facilidade e a hanseníase mais lenta, porém as duas são antigas e ao mesmo tempo atuais”, ressaltou a coordenadora municipal do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Veleida Silva
Também será abordada a possibilidade de diminuir a discriminação, aumentar a interação entre a equipe de saúde, pacientes e familiares, aumentar a procura pelo tratamento e dar apoio psicológico.
A hanseníase, mais conhecida como lepra, é uma enfermidade silenciosa e objeto de preconceito. Os sintomas são manchas brancas ou vermelhas no corpo causando insensibilidade. Qualquer pessoa com suspeita deve procurar o serviço de saúde mais próximo.
Já a tuberculose é uma doença contagiosa que atinge milhares de brasileiros e, em muitos casos, com decorrência de morte. A doença afeta prioritariamente os pulmões, seguida de sintomas que podem ser detectados facilmente. Entre eles estão tosse há mais de três semanas, emagrecimento, febre baixa geralmente à tarde e sudorese noturna. Depois de confirmado o diagnóstico toda família desse ser examinada. Qualquer pessoa com os sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima.