Mídias Sociais

Destaque

Secretaria de Saúde de Macaé disponibiliza vacina contra poliomielite para viajantes

Avatar

Publicado

em

 

Na cidade, dose está disponível na Casa da Vacina, que fica na Rua Antero Perlingeiro, 76, no Centro.

A Secretaria de Saúde de Macaé está disponibilizando vacina contra poliomielite para viajantes. O órgão municipal recebeu nota informativa do Ministério da Saúde, em que alerta a importância da vacinação dos viajantes internacionais contra a poliomielite.

Em Macaé, as pessoas que forem viajar para países relacionados pelo Ministério da Saúde, devem procurar a Casa da Vacina, que fica na Rua Antero Perlingeiro, 76, no Centro. O horário de atendimento é de 7h às 17h. É necessário apresentar o comprovante de viagem.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI) orienta a vacinação dos viajantes que se deslocarem para o Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiné, Iraque, Quênia, República Democrática Popular do Laos, Libéria, Madagascar, Myanmar, Níger, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Ucrânia, Síria e República Democrática do Congo.

No Brasil, desde 1990, não são registrados casos de poliomielite e, em 1994, o país recebeu da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, mas até o último dia 27 de setembro, foram registrados seis casos no Afeganistão, cinco no Paquistão, 40 na Síria e nove na República Democrática do Congo.

A imunização é recomendada para crianças, adolescentes, gestantes e adultos mesmo que já tenham recebido a vacina. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação do Brasil é composto por três doses da vacina inativada (injetável), aos dois, quatro e seis meses de idade, e dois reforços com a vacina oral aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Outra recomendação é a notificação e investigação imediata de todo caso de deficiência motora de algum membro, de início súbito, em menores de 15 anos.  É importante acrescentar que o município vem obtendo 100% de cobertura vacinal contra a poliomielite, mas o Brasil alcançou em 2016, 84,42% de cobertura, inferior à meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 95%.

 Crédito: Divulgação

Daniela Bairros

 

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana