Mídias Sociais

Destaque

Saiba as orientações da Defesa Civil de Macaé após as chuvas de ontem

Bertha Muniz

Publicado

em

 

A Defesa Civil de Macaé orientou a população para que evite sair de casa nesta sexta-feira (9). A publicação, no site oficial da prefeitura, foi feita depois das fortes chuvas que atingiram a cidade na noite de ontem (8). Segundo o órgão, há pontos de alagamentos e retenções por todo o município: cidade e região serrana. Trânsito e transporte estão comprometidos por toda Macaé. A ponte de Trapiche foi interditada para trânsito pesado pelos próprios moradores do local.  A população informa que mesmo a ponte ter sido liberada pelas autoridades, ela não oferece segurança.

Mesmo com a enchente de ontem, com ocorrências de vendaval, enxurradas e alagamentos, até o momento foram constatadas somente danos materiais – principalmente nas estradas, pontes e acessos. Não há registro de nenhuma pessoa ferida ou desaparecida em decorrência da situação. Para que a população permaneça em segurança, é preciso ficar atento às orientações. No caso de quem vive próximo a rios, o cuidado deve ser redobrado.

No momento, estão sob monitoramento o nível dos rios da cidade e região serrana. Outras orientações para casos de alagamento ou inundação são desconectar aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou choques elétricos e evitar permanecer nas águas sujas sob o risco de contrair doenças como leptospirose.

Já em situações de vendavais e tempestades, as orientações são baixar objetos cortantes; evitar usar o telefone; manter distância de cabos de energia; não se abrigar debaixo de árvores; não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, nem trilhos. Em situações de emergência, deve-se procurar um local seguro e acionar os serviços de emergência: Defesa Civil 199 e Corpo de Bombeiros 193.


 

Mais lidas do mês