Mídias Sociais

Destaque

Programa de Saúde da Família se expande no cuidado aos pacientes da rede pública de Macaé

Publicado

em

 

Mais do que ouvir e educar, os médicos que integram a equipe, ajudam a tomar decisões sobre a saúde da cada familiar cadastrado.

Da redação

Mais do que ouvir e educar, os médicos que integram a equipe do Programa de Saúde da Família, em Macaé, ajudam a tomar decisões sobre a saúde de cada familiar cadastrado.

Em Macaé, o programa se expande no cuidado aos pacientes da rede pública. Desde janeiro, a cidade conta com dez novas equipes de Estratégia Saúde da Família, atendendo mais de 40 mil pessoas. Com a implantação de novas equipes, Macaé passou a contar com 46 grupos de ESF, que atendem 160 mil macaenses, o que corresponde a cerca de 70% da população.

A prevenção é realizada por meio de atendimento clínico no espaço e visitas domiciliares para pacientes acamados. Entre os médicos, está Eric Golosov Cure, clínico geral. Para ele, o convívio entre médico e paciente é muito importante porque existe continuidade.  “Isso é fundamental. O médico precisa conhecer seu paciente e vice-versa. Com isso, entendemos todos os seus problemas, o que facilita a tomada de decisão dos medicamentos ou até mesmo para atingirmos melhor as metas de tratamento. As visitas periódicas ao consultório ou mesmo a domicilio, dependem de cada situação em particular e ganham, ainda o carinho nessa relação”, enfatizou Eric.

O programa Estratégia Saúde da Família funciona há 15 anos no Morro São Jorge, com média de 230 atendimentos por mês.  Outros serviços são salas de vacina e curativo, pré-natal, renovação de receitas e campanhas educativas, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os pacientes também podem participar de atividades coletivas como alongamento, às terças e quintas-feiras pela manhã; dança sênior para idosos, às quintas-feiras, 14h; grupos de redução de danos para drogas lícitas e ilícitas, às quartas-feiras, 14h; e, na última sexta-feira do mês, é a vez dos hipertensos e diabéticos, às 14h.

ESF - As equipes responsáveis pela população de uma área determinada são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais.

Além desses profissionais, há uma equipe de apoio, denominada Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), criada pelo Ministério da Saúde, que atua de maneira integrada com o objetivo de ampliar as ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. O grupo é formado por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psiquiatra, dentista, auxiliar de saúde bucal, psicólogo, terapeuta ocupacional e a supervisão técnica.

Crédito: Igor Faria


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana