Mídias Sociais

Covid-19

Prefeito Welberth Rezende anuncia novas medidas restritivas em Macaé durante live nesta quarta (24)

Bertha Muniz

Publicado

em

 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende apresentará à população, nesta quarta-feira (24), através de transmissão ao vivo em rede social às 20h, as novas restrições que serão instituídas por decreto que será publicado no Diário Oficial do Município. O pronunciamento terá base em recomendações apresentadas pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé da Ministério Público (MP), que reforçam o enfrentamento ao contágio local do coronavírus nesta atual fase de “bandeira vermelha” do município. Em nota oficial, a prefeitura informou que adotará novas medidas restritivas sobre as atividades econômicas não essenciais e a circulação de pessoas em áreas públicas da cidade.

Nesta terça-feira (23), o município anunciou que a evolução rápida do quadro clínico e a faixa etária mais jovem dos pacientes internados em estágio grave representam, hoje, o novo perfil da pandemia da Covid-19 em Macaé, um cenário que dá base às medidas restritivas adotadas pelo governo para reduzir os índices de circulação e contágio do vírus na cidade.

Nesta atual fase, adolescentes e adultos com idade entre 55 e 60 anos representam mais de 50% do número de pacientes internados nos leitos de CTI da rede de saúde em Média e Alta Complexidade, um perfil diferente do identificado no primeiro pico da pandemia, em 2020, como alerta o secretário adjunto de Média e Alta Complexidade, Antônio Fábio Tostes Linhares Soares.

“Hoje existe um novo perfil de contágio, onde a evolução do quadro clínico para o estágio grave ocorre em quatro dias, em pacientes com faixa etária mais jovem. No início da pandemia, esse processo ocorria em sete dias, na incidência de pessoas idosas”, explica o secretário.

Mais lidas da semana