Mídias Sociais

Covid-19

Prefeito de Macaé prevê retomada total de atividades laborais para julho

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Durante coletiva com jornalistas por vídeo conferência, realizada nesta sexta-feira (5), o prefeito de Macaé, Dr Aluizio, previu um prazo de mais um mês para que as atividades laborais voltem a normalidade no município. Segundo o chefe do Executivo, o número de mortes pela Covid-19 na última semana, ao todo catorze, fez com que os planos de retomada gradual das atividades na cidade fossem repensados.

" Estamos preocupados com a economia, mas estamos lidando com vidas, e neste cenário, precisamos aguardar a queda do número de casos, que já vem em curva descendente. Porém, registramos duas mortes por dia nesta semana, o que faz com que a gente pense na reabertura dos setores com toda cautela necessária. Acredito que em 4 de julho estaremos nesta retomada", afirmou Aluizio.

Também nesta sexta-feira (5) , a prefeitura de Macaé editou o decreto 80/2020. A medida amplia por mais sete dias o período de isolamento social e traz uma convocação para sócios, proprietários, funcionários e colaboradores do comércio de autopeças, motopeças e de lojas e oficinas de bicicletas para realizarem a testagem do Coronavírus. O atendimento aos profissionais destes segmentos será realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.

As restrições de funcionamento das atividades laborais no município e da suspensão das aulas, agora, seguem até o dia 15 de junho. Ainda de acordo com o decreto, seguem mantidas as permissões de funcionamento dos estabelecimentos previamente autorizados, sem inclusão de novos.

Já a realização dos testes nos profissionais dos segmentos citados acima, ocorre como atuação preventiva, a fim de minimizar a propagação do Coronavírus, antes de uma possível reabertura, estando esta condicionada à realização do exame e estabelecida futuramente por meio de um novo decreto.

O atendimento aos profissionais dos segmentos convocados pelo decreto 80/2020, ocorrerá no Dona Alba, a partir das 10h, sendo dividido da seguinte forma:

Dia 10/06 – Quarta-feira - somente sócios, proprietários, funcionários e colaboradores do comércio de autopeças;

Dia 11/06 – Quinta-feira - somente sócios, proprietários, funcionários e colaboradores do comércio de motopeças;

Dia 12/06 – Sexta-feira - somente sócios, proprietários, funcionários e colaboradores de lojas e oficinas de bicicleta.

O que pode funcionar

Permanecem autorizados a funcionar, seguindo as normas e medidas previstas, os seguintes estabelecimentos:

- Hospitais e Clínicas, nos termos do Decreto 046/2020;

- Farmácias; - Supermercados e mercados;

- Postos de combustíveis;

- Padarias;

- Bancas de jornais e revistas;

- Petshops;

- Mercado Municipal de Peixes;

- Feira do Produtor Rural (Feirinha da Roça) na Rua Manoel Joaquim dos Reis, aos sábados - 5h e às 10h;

- Clínicas, consultórios e laboratórios para atendimentos eletivos - 7h às 13h;

- Lojas de materiais de construção e de materiais de informática - 13h às 18h;

- Borracharias e oficinas mecânicas - 10h às 16h;

- Óticas - 10h e às 16h;

- Salões de cabeleireiro e barbearias -10h e às 16h.

Mais lidas da semana