Mídias Sociais

Destaque

Prefeito de Macaé inaugura nova base do Serviço de Resgate e Remoção 192

Publicado

em

 

A nova base do Serviço de Resgate e Remoção (192), que funcionará nas instalações do Hotel de Deus, foi inaugurada nesta quarta-feira (10). O prefeito Welberth Rezende destacou que o espaço irá facilitar a logística dos veículos, com acesso rápido às principais vias da cidade, devido à localização estratégica na Linha Azul, além de valorizar os servidores que atuam no serviço ligado à Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade.

“Vale lembrar que os condutores, assim como todos os profissionais que estão envolvidos nessa logística, foram fundamentais para obtermos a menor taxa de fatalidade do Estado durante a pandemia da Covid-19. Quem faz tudo isso acontecer são vocês, que transportam diversos pacientes e, muitas vezes, começam a fazer parte dessas famílias”, disse o prefeito acrescentando que a expectativa para o próximo ano é promover melhorias no gerenciamento da saúde como um todo, além de exames e transporte.

O secretário adjunto de Alta e Média Complexidade, Antônio Fabio Soares, destacou que o Serviço 192 de Macaé tem a maior cobertura do Estado, por metro quadrado. Além disso, ele revelou que o município está entre os dez do país em referência nesse atendimento. “Atendemos do Sana, na serra macaense, ao Lagomar, outro extremo da cidade”, frisou.

O coordenador do Serviço de Resgate e Remoção (192), Solimar de Oliveira Silva, afirmou que o setor já fez a aquisição de diversas tecnologias como rádios digitais e monitoramento via satélite. Segundo ele, a estratégia irá melhorar o tempo de resposta, com uma visão em tempo real. Além disso, a região serrana ganhará uma base descentralizada de regulação do transporte 192. O serviço conta com 108 condutores, reguladores, técnicos de enfermagem e enfermagem. São 17 ambulâncias, que também atendem a serra macaense.

“A nova base é moderna e acolhedora. Macaé é o primeiro município que promoverá para os condutores um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), em parceria com a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. Agora estamos em um espaço amplo e próximo das principais vias de acesso aos bairros das áreas sul e norte. Quem vai ganhar com toda essa estrutura e readequação do serviço será a população e aqueles que visitam a cidade”, frisou Solimar.

O evento contou com a presença dos vereadores Alan Mansur, Reginaldo do Hospital e Paulista, além de diversos secretários da administração municipal.

Foto: Maurício Porão.

Mais lidas da semana