Mídias Sociais

Destaque

Petrobras assume origem de vazamento que levou manchas de óleo a praias da Região dos Lagos

Bertha Muniz

Publicado

em

 

A Petrobras confirmou nesta sexta-feira (5) que as placas de óleo encontradas em praias de Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos foram causadas por resíduos de operações realizadas pela estatal. A mancha de óleo também foi encontrado no litoral de Cabo Frio.

O aparecimento da substância começou a ocorrer na quarta-feira (3) e afetou a atividade pesqueira da região. Na quinta-feira (4) um barril de óleo enferrujado com identificação da Petrobras foi encontrado na praia do Foguete, em Cabo Frio.

Segundo a prefeitura de Arraial do Cabo, as autoridades municipais estão se reunindo, desde o aparecimento da mancha de óleo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturias Renováveis (Ibama) e a Marinha.

A Secretaria Municipal do Ambiente de Arraial do Cabo trabalha com a hipótese de que o óleo seja proveniente de alguma plataforma móvel de produção de petróleo, que operou ou está operando nas proximidades da região.

A Secretaria do Ambiente de Búzios acredita que o óleo não seja bruto, mas proveniente da limpeza de tanques de grandes embarcações.

De acordo com a prefeitura de Arraial, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis já foi notificada. O Ibama está analisando amostras do óleo. Garis estão fazendo a limpeza das praias atingidas.

Já a Petrobras afirmou que equipes foram mobilizadas e estão fazendo o monitoramento e limpeza da área, que as causas estão sendo apuradas.


 

Mais lidas do mês