Mídias Sociais

Covid-19

Médico e enfermeira são os primeiros vacinados contra a Covid-19 em Rio das Ostras

Bertha Muniz

Publicado

em

 

A enfermeira Lucineia Vieira, de 47 anos, e o médico, Getúlio Cabral, de 76 anos, foram os primeiros imunizados contra o novo coronavírus em Rio das Ostras, na tarde desta terça-feira (19), o momento foi marcado com muita emoção. As doses foram aplicadas aos profissionais da área da saúde, no Pronto Socorro Municipal, onde também está localizado o Centro de Atendimento à Covid.

Getúlio Cabral, esteve internado no CTI do Hospital da Unimed em Macaé por complicações da Covid-19 em dezembro de 2020. Conhecido por ser o cardiologista mais atuante na cidade de Rio das Ostras, atende milhares de pacientes pelo SUS o médico teve alta dias depois e hoje já comemora com o comprovante da vacina em mãos.

Rio das Ostras já recebeu 39.600 seringas de 3ml e recebeu 3.246 vacinas até esta terça-feira, que serão utilizadas em duas doses, seguindo as orientações e protocolos do Ministério da Saúde para imunização contra a Covid-19.

O primeiro grupo a ser imunizado é de profissionais que atuam no Centro de Triagem, Pronto-Socorro, Hospital Municipal e Hospital de Campanha, e na UPA 24H. Todos serão vacinados nos próprios locais de trabalho. Também serão imunizados os profissionais que trabalham em CTI’s de instituições particulares do Município, e idosos internados em instituições de longa permanência e acamados. A segunda dose da vacina será aplicada dentro de 14 a 28 dias, após a primeira dose. Neste primeiro momento não haverá vacinação nos postos de saúde.

Quando o município receber mais doses da vacina, na segunda fase de imunização, serão contemplados os idosos a partir dos 60 anos de idade e, consequentemente, pessoas com comorbidades e portadores de doenças crônicas. Lembrando que o cronograma de vacinação pode ser alterado a qualquer momento, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Foto: Bruno Pirozzi – Ascom

Mais lidas da semana