Bertha Muniz
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou ontem (15) a quarta e a quinta mortes por febre amarela no Rio de Janeiro. A vítima da doença em Macaé era um caçador, de 64 anos, morador de Areia Branca, 6º distrito. O paciente deu entrada no Hospital Público Municipal (HPM) no dia 30 de abril, falecendo no dia 3 de maio.A confirmação foi feita após exame de material encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela análise e notificação dos casos de febre amarela. A Prefeitura de Silva Jardim ainda não informou detalhes sobre a vítima do município.
Com os óbitos em Macaé e Silva Jardim, o número de casos de contágios confirmados subiu de 12 para 14.
- 7 casos - Casimiro de Abreu, sendo um óbito
- 1 caso - São Fidélis
- 1 caso - São Pedro da Aldeia* - (*paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu)
- 1 caso - Porciúncula*, sendo um óbito - (*local de infecção em investigação)
- 1 caso - Maricá, sendo um óbito - (*área rural do município)
- 2 casos - Macaé, sendo um óbito
- 1 caso - Silva Jardim, sendo um óbito
A Secretaria de Saúde também divulgou nesta segunda que 4.975.425 de doses de vacina contra febre amarela foram distribuídas para os 92 municípios do estado. A prioridade foi para a lista que inclui 65 municípios considerados mais vulneráveis, de acordo com a análise da subsecretaria de Vigilância em Saúde.
Das 65 cidades, 55 já tiveram disponibilizadas doses em quantidade suficiente para imunização do público-alvo. Entre elas, Macaé e Silva Jardim.