Vacinação é indicada para a prevenção de gastroenterites, causadas por rotavírus do sorotipo G1 em crianças menores de um ano
Daniela Bairros
A Casa da Vacina, em Macaé, está imunizando a população contra o rotavírus. A imunização é indicada para a prevenção de gastroenterites (doença do aparelho digestivo), causadas por rotavírus do sorotipo G1 em crianças menores de um ano. A primeira dose pode ser aplicada a partir de um mês e 15 dias até três meses e 15 dias. A segunda pode ser recebida a partir de três meses e 15 dias até sete meses e 29 dias.
Não devem ser vacinadas crianças fora da faixa etária estabelecida, com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunossupressão, com alergia grave, como urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático, provocada por algum dos componentes da vacina ou por dose anterior da mesma e com doença do aparelho gastrointestinal ou história prévia de invaginação intestinal.
A Prefeitura de Macaé informou que houve uma situação de desabastecimento da vacina na cidade nos meses de julho e agosto. O motivo foi a redução na distribuição devido ao recolhimento de alguns lotes existentes no estoque pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em decorrência da perda de integridade das bisnagas durante o processo de fabricação, sendo constatado desvio de qualidade.
O Ministério da Saúde informou que nos próximos meses deverá ser normalizada a distribuição da vacina aos estados e, esta semana, em Macaé, está sendo aguardada a chegada de um novo lote.
Multivacinação
Até o dia 22 de setembro, será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação com atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 dias. O dia D de Mobilização será no próximo sábado (16). A multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Caderneta de vacinação deve ser levada
O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. É fundamental que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada.
Mais informações poderão ser obtidas na Casa da Vacina, que funciona de segunda a sexta-feira de 7h30 às 17h, localizada na Rua Antero Perlingeiro, nº 76, Centro. Telefone: (22) 2796-1622.
Crédito: Divulgação