Mídias Sociais

Covid-19

Conceição de Macabu confirma 11 casos da nova variante P1 da Covid-19

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Exames laboratoriais confirmaram casos das variantes do novo coronavírus P1, em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense. A variante foi descoberta primeiro em Manaus. A prefeitura fez o anúncio por meio das redes sociais do município nesta quinta-feira (6).

Segundo a prefeitura, 11 amostras encaminhadas à Vigilância Epidemiológica do Estado do Rio deram positivo para P1. Desse total de infectados pela nova cepa, dois pacientes não resistiram e vieram a óbito, uma idosa de 66 anos e um jovem de 37, que morreram em março, mês em que as análises foram feitas pelo Lacen de forma aleatória.

O município encontra-se em Bandeira Vermelha e registrou 125 novos casos da Covid-19, segundo dados da última semana epidemiológica. O Centro de Referência de Síndromes Gripais de Conceição de Macabu funciona na lateral do Hospital Ana Moreira, no bairro Bocaina. O atendimento é 24h.

Variante

Os médicos detectaram a variante P1 pela primeira vez em 10 de janeiro em Manaus. Ela possui 17 mutações, três das quais estão na proteína spike. São provavelmente estas últimas que fazem com que o vírus possa penetrar mais facilmente nas células para então se multiplicar. A variante P2 foi identificada em março. Assim como a P1, também tem transmissão mais rápida.

Mais lidas da semana