Mídias Sociais

Destaque

Cidades da Região dos Lagos se mobilizam contra Hepatites Virais

Publicado

em

 

A ação é motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

 

As cidades de Cabo Frio e Araruama estão mobilizadas por conta do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado nesta sexta-feira, 28 de julho. Ações estão sendo planejadas com o intuito de prevenir a doença junto à população.

Em Cabo Frio, a intensificação da imunização contra a Hepatite B, já começou nesta quinta-feira, 27, além da vacinação, o Hospital Dia, em São Cristóvão está disponibilizando preservativos, informações e o TRD, um teste rápido para diagnóstico de Hepatite B e C, Sífilis e também para o HIV. A ação vai até 04 de agosto.

De acordo com a responsável pelo Programa IST/AIDS do município de Cabo Frio, Dra. Apparecida Castorina, o objetivo dessa campanha é detectar precocemente essas doenças e assim diminuir os riscos de transmissão dos vírus.

Já em Araruama, nesta sexta-feira, 28, serão realizados testes rápidos e gratuitos para identificação da doença. A ação será realizada das 8h às 17h, na Praça da Bíblia, reativada recentemente no município.

Sobre a doença – De acordo com a responsável pelo Programa IST/AIDS do município de Cabo Frio, Dra. Apparecida Castorina, a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e quanto mais cedo se tomar a vacina haverá maior efetividade da mesma. “Muitos não sabem, mas 15% das pessoas que tiveram esse tipo de hepatite podem ter hepatite crônica, o que aumenta o risco de desenvolver o câncer de fígado”, acrescentou a coordenadora.

Com o intuito de prevenir a doença, o Ministério da Saúde propôs que todas as faixas etárias sejam vacinadas contra a Hepatite B. Lembrando que é necessário tomar três doses da vacina. Assim que a criança nasce já recebe uma dose, depois com dois meses de vida e a terceira dose com seis meses de idade. Nas demais faixas etárias a imunização é feita também em três doses, sendo 0, 30 e 180 dias.

Já a Hepatite C não tem vacina e sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue ou acidentes com material contaminado.

 

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana