Mídias Sociais

Destaque

Cabo Frio reforça importância da prevenção ao Câncer de Mama

Publicado

em

 

Além da programação dentro da campanha outubro rosa, o município realizada cerca de 700 monografias por mês

Durante o mês, que é tradicionalmente reconhecido por reforçar a importância da prevenção do Câncer de Mama, com a Campanha Outubro Rosa, o município de Cabo Frio incentiva ainda mais as mulheres a se cuidarem. Durante o mês, as unidades de saúde farão ações com o intuito de reforçar a prevenção.

Na próxima terça-feira, dia 10, o PAM de São Cristóvão vai realizar um café da tarde com palestras explicativas com especialistas sobre a doença.

No dia 18, é a vez O Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, promover atividades. No dia, será realizada coleta do material para exame preventivo do câncer do colo do útero, além de distribuição de folders, cartazes explicativos e palestras sobre autocuidado.

Já dia 27, o PAM de Santo Antônio, em Tamoios, também promove palestras educativas sobre o câncer, das 9h às 17h, além de atividades e dinâmicas para as crianças. Todas as programações são gratuitas e abertas ao público.

Além da programação voltada para a campanha, o município destaca que cerca de 700 exames gratuitos de mamografia são realizados mensalmente. O procedimento que detecta possíveis anomalias na mama e essencial na prevenção da doença.

O exame é recomendado para mulheres acima de 35 anos e tem que ser feito pelo menos em uma vez ao ano. “O município realiza a mamografia digital, que oferece maior exatidão no resultado. O procedimento pode causar um certo incômodo à mulher, mas é extremamente importante para um diagnóstico precoce e prevenção da doença”, explicou a administradora do setor de mamografia, Vanilda Braz.

Vanilda ainda ressalta que a prevenção é recomendada para mulheres de todas as faixas etárias através do autoexame, o toque das mamas. “O autoexame é necessário pois pode diagnosticar os nódulos sem precisar submeter a exames laboratoriais. Ao sentir qualquer diferença, a mulher deve procurar um médico. Mas lembramos que nem todo nódulo pode ser um câncer”, completou.

Para a realização do exame pela rede pública, é necessário o encaminhamento através das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atendem aos bairros do município. Em seguida, a marcação do exame é feita no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, onde o procedimento também é realizado.

“Diferentemente dos outros exames, a mamografia não é marcada na Central de Marcação do Braga, e sim no PAM, onde também o procedimento é realizado e existe uma sala específica para este atendimento”, disse Vanilda.

O PAM de São Cristóvão está localizado na Rua Fagundes Varela, no bairro São Cristóvão, e funciona das 8 às 17h.

Sobre o Câncer de mama – Essa é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Alguns casos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos da doença a cada ano.

Mais lidas da semana