Mídias Sociais

Cultura

União de Maricá vence a Série Ouro e garante sonhada vaga na elite do Carnaval do Rio em 2027

Publicado

em

 

A escola de samba União de Maricá conquistou, nessa quinta-feira, 19, o tão sonhado título da Série Ouro, o antigo Grupo de Acesso, garantindo uma vaga na elite do Carnaval do Rio de Janeiro em 2027.

Apoiada pela prefeitura, na presença do prefeito Washington Quaquá (PT) e da primeira-dama, Gabriela Lopes, a escola celebrou a conquista após o resultado final da apuração realizada nessa quinta-feira, no Rio.

O tão sonhado título consagrou o desfile apresentado na madrugada do último sábado, 14, na Marquês de Sapucaí, mesmo com a penalização de 0,2 ponto no quesito Evolução, além de um grave acidente com o último carro alegórico durante o desfile.

Com 269,4 pontos, a União de Maricá celebrou o desempenho na quadra, que ficou lotada durante a apuração, coroando o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, que abordou memória, identidade e ancestralidade da mulher negra.

“Criamos a União de Maricá quando muita gente dizia que era maluquice, que nunca ia acontecer... E agora estamos na Sapucaí. Realizamos um sonho. É mais uma utopia que nós projetamos e transformamos em realidade. É Maricá no Grupo Especial da Sapucaí”, comemorou Quaquá, que além de prefeito da cidade, é presidente de honra da agremiação.

A emoção pelo título tomou conta também do atual presidente da escola, Matheus Santos, que ressaltou o trabalho realizado durante todo o ano, e lembrou dos integrantes da escola atropelados pelo carro alegórico no grave acidente que chocou o mundo do samba e quem acompanhava o desfile.

“É uma emoção muito grande. É o trabalho de um ano inteiro. Não tenho palavras para agradecer à minha comunidade e à minha diretoria. Quero dedicar esse título também aos profissionais envolvidos no acidente que, graças a Deus, estão bem. Em breve estarão conosco comemorando essa conquista histórica”, afirmou Matheus Santos.

Outros destaques da escola ficaram por conta da Comissão de Frente nota 10, assinada por Patrick Carvalho e formada exclusivamente por mulheres negras, que apresentou coreografia ligada à ancestralidade e à emancipação feminina, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo, que também levaram nota 10.

Além desses quesitos, a União de Maricá faturou a nota máxima em Fantasias, Bateria, Samba-Enredo, Enredo, e Harmonia, totalizando nota 10 em 7 dos 9 quesitos avaliados pelos jurados na apuração dessa quinta.

O desfile histórico rendeu à escola ainda 15 troféus no Prêmio Plumas e Paetês Cultural, 1 no Prêmio Band Folia, e 2 no Prêmio Explosão In Samba, para Zé Paulo Sierra como “Melhor Intérprete”, e para Thai Rodrigues como “Melhor Musa”.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana