Mídias Sociais

Cultura

Trio Massambaba, de Cabo Frio, se apresenta virtualmente no Baile no Sofá nesta sexta (11)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Há cinco meses no ar, levando forró pé-de-serra de todas as partes do mundo para o público do Instagram, o Projeto Forró na Praça celebra em setembro o trabalho feito até hoje com a primeira live pelo canal do Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCIWge2s1lZBWKDB6P6khqLA ) com o Trio Massambaba. O grupo cabo-friense se apresenta neste sábado, dia 11, a partir das 20h na 23ª edição do Baile no Sofá.

O mês foi escolhido para ser o “Setembro por elas”, que visa dar voz e palco para as mulheres atuantes na cena do forró. Das produtoras até as djs. O trio que toca nesta sexta-feira (11)  tem a cantora e multi-instrumentista Suelen Jabbour em sua composição, além de Gabriel Oliveira na sanfona e João Amorim na zabumba.

“Além das sextas de Baile no Sofá, também temos os bate-papos, que acontecem nas terças-feiras. Neste momento ouvimos histórias e conhecemos mais sobre como funciona não apenas o backstage, mas também a forma que cada artista se desenvolveu no meio cultural. Muitas pessoas ainda não acreditam quando falamos sobre djs de forró. E sim, eles existem e estão por todo o mundo. Já recebemos no Baile no Sofá dois profissionais que moram na Europa e fazem sucesso na cena”, conta a produtora do Projeto, Mariana Ricci.

A parceria consolidada em agosto com o grupo “Elas no Comando, o Baile”, ajudou para que a ideia de fazer um mês dedicado às mulheres fluísse.

“Desde o início do Baile no Sofá recebemos as djs Preta, Naty, Paty, Anne, Xenon e Tágua e seguimos acompanhando os trabalhos de cada uma. Quando elas formaram o “Elas no Comando”, a ponte já estava feita e logo a parceria fluiu. Já tínhamos a ideia de fazer algo para as mulheres e com mulheres e logo isso virou realidade”, lembra o também produtor do Projeto, João Luiz Antunes.

A agenda de setembro contará com as presenças de:

15/09 – Tamires Teles (Baião de Luzia) – Bate Papo

18/08 – Dj Simoníssima (SP) – Baile no Sofá

22/09 - Marina Sirabello (SP) – Bate-papo

25/09 – Dj Ana Carmo (SP) e Dj Anne (BA) – Baile no Sofá

29/09 – Marta Porto (Martinha Roots) – Bate-papo

A história do Projeto Forró na Praça

O Projeto Forró na Praça nasceu da vontade de ter-se um aulão colaborativo de forró pé-de-serra em Cabo Frio. O convite para ministrar as aulas veio então da produtora Mariana Ricci que convidou o professor João Luiz Antunes para participar da ideia. Em menos de uma semana tudo foi organizado pelos dois e no dia 21 de janeiro, numa terça-feira, aconteceu o primeiro Projeto Forró na Praça. O cenário foi a Praça da Cidadania, na Praia do Forte.

Na semana seguinte o local da aula foi alterado dentro da Praça e assim foi sendo criado um cantinho aconchegante pro forró, ao lado do Espaço Cultural do Surfe. As aulas aconteciam às terças, então foi criado para acontecer às quartas-feiras, o “Baile Forró do Forte”. A ideia era criar um período dançante pós aula para todos praticarem o que foi aprendido. Nas semanas seguintes os djs da região Nobru e Léo Preto disponibilizados para os bailes seus sets e no último Forró do Forte aconteceu a primeira apresentação de um trio com Márcio Malagueta, Júlia Lima, Hugo Malta, Tayna Spíndola.

O surgimento  da pandemia adiou todos os planos que foram feitos para os próximos meses. A saída então foi adequar-se e começar com as “lives” que hoje acontecem às terças e sextas.

Instagram: @projetoforronapraca

Facebook: @projetoforronapraca

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCIWge2s1lZBWKDB6P6khqLA

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana