Mídias Sociais

Cultura

Teatro Sesi Macaé divulga programação cultural de julho

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Na agenda, está a apresentação da peça “O Jornal – The Rolling Stone” no dia 19

Daniela Bairros

 

O Teatro Sesi Macaé divulgou a programação cultural para o mês de julho. Na agenda, está a apresentação da peça “O Jornal – The Rolling Stone” no dia 19.

Sobre a peça teatral, baseado em histórias reais, o espetáculo debate o amor, a identidade e o preconceito contra homossexuais.

Após a morte do pai, três irmãos precisam reconstruir suas vidas em Uganda, na África. Enquanto Joe se prepara para ser pastor de sua igreja, Dembe e Wummie estudam para progredir diante de um cenário de desigualdade social.

Porém, o destino mostra que pode ser fatal quando Dembe conhece Sam, um garoto branco irlandês, e acaba se apaixonando. Condenados pela comunidade cristã evangélica e pela lei, eles terão de optar por viverem castrados ou acabarem morrendo por amor.

O drama é uma alusão ao periódico ugandense “The Rolling Stone”, que em 2010 publicou uma lista com 100 nomes de homossexuais e incitou seus leitores a enforcar os mencionados. O fato seria repetido mais tarde em outra publicação, de 2014, o “Red Pepper”, que lançou nova matéria com 200 homossexuais do país africano – isto somente um dia após a revogação da lei “anti-gay” que permitia que cidadãos denunciassem gays sob pena de também serem punidos pela “omissão”.

Mesmo assim, ainda que a lei tenha caído, ainda hoje a homossexualidade continua a ser crime punível com prisão em Uganda.

A peça estreou em 2015, em Londres, recebendo o prêmio “Bruntwood”, além de seis nomeações ao “Off West End” e uma ao “Evening Standart”. A montagem brasileira estreou em 2017, no Rio de Janeiro, e teve indicações ao Cesgranrio,

Botequim Cultural, APTR e Shell contemplando as categorias “Melhor espetáculo”, “Direção”, “Iluminação” e “Atriz coadjuvante” (Heloisa Jorge).

“O Jornal – The Rolling Stone” também esteve no Festival de Teatro de Curitiba 2018, sendo um dos espetáculos escolhidos para um debate com críticos convidados. A peça foi selecionada para percorrer toda a rede de teatros do SESI através do Edital SESI Cultural 2018/2019.

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia). O Teatro Sesi Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense.

Crédito: Divulgação

 

 

Mais lidas da semana