Daniela Bairros
O Teatro Sesi Macaé apresenta nesta quinta-feira (25), às 20h, a peça teatral Tebas Land, inspirada no mito do Édipo e na vida de São Martinho de Tours, santo europeu do século IV. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia). A dramaturgia do uruguaio Sergio Blanco, com direção de Victor Garcia Peralta, acompanha os encontros entre um jovem parricida e um dramaturgo interessado em escrever a história de um crime.
No elenco, Otto Jr e Robson Torinni, narra toda história em uma quadra de basquete da prisão, onde acontece o encontro quase documental entre esses dois personagens, duas pessoas de mundos completamente distintos. Começa então uma peça dentro da peça, em que o jovem assassino e o ator que o interpreta são representados por Robson Torinni. Com esse jogo de metalinguagem, a peça pode ser considerada uma tese sobre o fazer do teatro, em que o espetáculo surge de uma sedutora combinação entre razão e emoção dos personagens.
Com sensibilidade e inteligência, o autor uruguaio Sergio Blanco expõe temas de grande relevância: paternidade, falta de afeto, solidão, famílias disfuncionais e falência dos sistemas prisionais. “Tebas Land conta a história de um encontro entre três mundos muito diferentes. No argumento, a única sobrevivência da espécie humana está na consciência do outro: eu existo na medida em que há outro antes de mim e, portanto, devo isso a ele. Além disso, a peça, ao abordar o parricídio, refere-se a uma questão que muito nos toca: as ligações com os pais.
Crédito: Divulgação