Mídias Sociais

Cultura

Semana do Meio Ambiente é celebrada com atividades culturais e ambientais na Região dos Lagos

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, as cidades da Região dos Lagos sediaram diversas atividades culturais e ambientais abertas ao público. As ações tem por objetivo conscientizar a sociedade de que o ecossistema precisa de cuidados constantes.

Nesta terça-feira, 05, dia do Meio Ambiente, a Prolagos inaugurou um novo Centro de Controle Operacional (CCO). A estrutura montada na sede da empresa, em São Pedro da Aldeia conta com equipamentos de alta tecnologia, que possibilita, em tempo real, o controle dos serviços de produção, armazenamento e distribuição de água, bombeamento dos esgotos por meio das estações elevatórias, a programação dos serviços nas redes, instalações e equipamentos, bem como, a segurança patrimonial das instalações da empresa.

Já até o dia  8 de junho, quem for as lojas de atendimento da Prolagos receberá mudas nativas da Região dos Lagos. A distribuição será gratuita e estará disponível em todas as agências dos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio e Tamoios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

Na Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia, será realizado  um mutirão de limpeza, na sexta-feira, 08. No dia 09 de junho tem Pedalada Ecológica com plantio de mudas no Parque Público, no bairro Prainha, em Arraial do Cabo.

Já nos dias 13 e 14 de junho é o município de Iguaba Grande que recebe a caravana da Prolagos com palestra na sede da Prefeitura e limpeza na Lagoa Araruama, com plantio de mudas nativas da região, respectivamente.

 

Cabo Frio realiza Semana do Meio Ambiente - Em Cabo Frio, a programação promete ser extensa. A programação começa nesta quarta-feira, 06, a partir das 9h, no Horto Municipal com a mostra ambiental. O projeto conta com a parceria da Prolagos e da Comsercaf em atividades voltadas para interação com as crianças. Em paralelo serão realizadas as Eco-oficinas sustentáveis com a participação dos alunos da Escola Municipal Luis Lindenberg. Também haverá um piquenique ecológico.

Ainda na parte da manhã será realizada uma ação sustentável de recuperação ambiental, com plantio de um bosque de aroeira do antigo estacionamento da Ilha do Japonês. Na sequência, caminhada ecológica até o Farol da Laginha, no Parque Municipal da Boca da Barra, com observação de pássaros com a participação dos alunos da rede municipal.

Na quinta-feira, 07, a mostra ambiental continua acontecendo no Horto Municipal.

Na sexta-feira, 08, será realizado o lançamento a pedra fundamental para a construção da sede da Secretaria de Meio Ambiente no Horto Municipal, às 9h. Também continuarão sendo realizadas oficinas com alunos, além da Exposição de Orquídeas do Orquidário Imperial e plantio nas árvores do horto, até às 17h.

No sábado e domingo, 09 e 10, a Exposição de Orquídeas do Orquidário Imperial continua junto a Ecofeira Artesanal Artes e Sabores. Ambas no Horto Municipal.

Ainda em Cabo Frio, o público pode conferir a abertura da exposição “Achados na Lagoa”, no Shopping Park Lagos, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o meio ambiente e o cuidado com a Lagoa de Araruama. A exposição é de responsabilidade da Prolagos ficará em cartaz durante todo o mês de junho.

Fechando a programação em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, no dia 16 de junho acontece o Clean Up The World, um mutirão de limpeza na Praia do Peró, em Cabo Frio.

Mais lidas da semana